quinta-feira, 9 de julho de 2020

2º ano – Matemática - 1º Bimestre

Aula 2: Potenciação


A potenciação indica multiplicações de fatores iguais. Por exemplo, o produto 4 x 4 x 4 pode ser indicado na forma 43.

Com 4 na base da potência e 3 como expoente da potência. 


Veja mais exemplos:

23 = 2 x 2 x 2 = 8.

(–3)2 = (–3) x (–3) = 9.

(–5)3 = (–5) x (–5) x (–5) = –125.

.






Agora, vejamos os tipos de potenciação e suas propriedades. Lembramos novamente que a potenciação é uma multiplicação de fatores iguais.


TIPOS DE POTENCIAÇÃO

A seguir explicaremos vários tipos de potenciação.

a) Potência com expoente inteiro positivo:

4= 4.
34 = 3 x 3 x 3 x 3 = 81.
(–2)3 = (–2) x (–2) x (–2) = –8.


b) Potência com expoente nulo

a0 = 1 para qualquer a 0.

Exemplos:

90 = 1.






c) Potência com expoente negativo















Exemplos:


Treine, agora, com essas potências:


5) Potência com expoente fracionário

Podemos também aplicar as regras de potenciação, quando a potência é fracionária. Toda potência com expoente fracionário pode ser escrita em forma de radical e todo radical pode ser escrito na forma de potenciação com expoente fracionário. Por exemplo,













PROPRIEDADES DE POTENCIAÇÃO

A seguir você irá revisar algumas propriedades importantes de potenciação. Estas propriedades serão utilizadas frequentemente em cálculos matemáticos.

P1. Produto de potências de mesma base

Considere o exemplo 42 x 46. Por definição de potência você tem:

42 x 46 = (4 x 4) x (4 x 4 x 4 x 4 x 4 x 4) = 48.

Agora, sejam a  0 e m e n números reais, então am ∙ an = am + n.


Exemplos:














P2. Divisão de potência de mesma base

Considere o exemplo . Pela definição de potência você tem:























Treine, agora, com as seguintes potências:















P3. Potência de potência

Considere o seguinte exemplo (53)2. Pela definição de potência você tem:

(53)2 = 5x 53 = (5 x 5 x 5)  x (5 x 5 x 5) = 5= 15.625.

Sejam a  0 e m e n números reais, então (am)n  = am ∙  n.

Exemplos:










P4. Potência de uma fração




 Exemplos:














Treine, agora, com as seguintes potências:





























Aula 3 - Equação Exponencial


Uma equação exponencial é aquela que apresenta a incógnita no expoente de uma potência.
Na resolução de uma equação exponencial, utilizam-se todas as propriedades das potências.

O princípio de resolução de uma equação exponencial é a seguinte:
Numa igualdade de potências, se as bases são iguais, os expoentes também serão iguais.

Da seguinte forma: Se am = aentão m = n.

Exemplo:  Se 2x = 24 então x = 4.

Agora, façamos os seguintes exemplos, calculando o valo de x indicado:

a) 3x = 35

Como nesta igualdade, temos a mesma base, seguindo o princípio de resolução:
   x = 5

b) 2x = 2

Também nesta igualdade, temos a mesma base, seguindo o princípio de resolução:
   x = 1

c) 52x = 1

Numa potência quando o resultado é 1 é porque o expoente é 0, segundo as propriedades estudadas na aula anterior.
   Então o expoente 2x = 0 e daí x = 0.

d) 43x – 5 = 4x – 1

Como nesta igualdade, temos a mesma base, seguindo o princípio de resolução, temos que 3x – 5 = x – 1.
   Então, resolvendo a equação:
3x – 5 = x – 1
3x – x = – 1 + 5
2x = 4
x = 4/2
x = 2
    Logo nessa equação x = 2 .

e) 3x = 27

Para utilizar o princípio de resolução, temos que verificar qual deve ser o expoente com a base 3 que gera resultado da potência 27. Para isso, multiplica a base 3 por ela mesma tantas vezes até chegar ao resultado 27. Fazendo isso, vemos que 3 x 3 x 3 = 27, logo multiplicamos a base 3 por ela mesma 3 vezes, então o expoente da potência é 3, pois de fato 33 = 27.
   Logo, nessa equação  x = 3.


f) 2x – 1 = 32

Para utilizar o princípio de resolução, temos que verificar qual deve ser o expoente com a base 2 que gera resultado da potência 32. Para isso, multiplica a base 2 por ela mesma tantas vezes até chegar ao resultado 32. Fazendo isso, vemos que 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 32, logo multiplicamos a base 2 por ela mesma 5 vezes, então o expoente da potência é 5, pois de fato 25 = 32.
   Logo, nessa equação  x = 5.


g) 33x = 1/9

Numa potência quando o resultado é uma fração, é porque o expoente é negativo, segundo as propriedades estudadas na aula anterior: multiplica-se a base 3 por ela mesma tantas vezes até chegar ao resultado contido no denominador da fração. Fazendo isso, vemos que 3 x 3 = 9, logo multiplicamos a base por ela mesma 2 vezes, então o expoente será 2, porém negativo, por 3—2 = 1/9.
   Logo, nessa equação x = –2.


















Calcule o valor de x em cada equação!

















Aula 4 - Complemento de Equação Exponencial e Função definida por uma equação exponencial



Vamos calcular o valor de x nas seguintes equações exponenciais, vejamos:

a)  5 ∙ 2x = 10
Como o 5 está multiplicando um fator com uma incógnita exponencial, ele vai para o segundo membro dividindo o 10. E prosseguimos com a resolução da equação da forma:
5 ∙ 2x = 10
2x = 10 / 5
2x = 2
x = 1

Logo, nessa equação x = 1.

b) 5 ∙ 3x = 45
Do mesmo modo que a equação anterior, como o 5 está multiplicando um fator com uma incógnita exponencial, ele vai para o segundo membro dividindo o 45. E prosseguimos com a resolução da equação da forma:
5 ∙ 3x = 45
3x = 45 / 5
3x = 9
3x = 32
x = 2

Logo, nessa equação x = 2.

c) 5 + 4= 21
Como o 5 está somando uma parcela com uma incógnita exponencial, ele vai para o segundo membro subtraindo o 21. E prosseguimos com a resolução da equação da forma:
5 + 4x = 21
4x = 21 - 5
4x = 16
4x = 42
x = 2

Logo, nessa equação x = 2.

c) 10 + 2= 42
Como o 10 está somando uma parcela com uma incógnita exponencial, ele vai para o segundo membro subtraindo o 42. E prosseguimos com a resolução da equação da forma:
42 + 2x = 42
2x = 42 - 10
2x = 32
2x = 25
x = 5

Logo, nessa equação x = 5.


Treine, com essas equações:

a) 3 ∙ 2x = 96

b) 5 ∙ 2x + 1 = 20

c) 7 ∙ 3x = 441

d) 23 + 3= 50

e) 40 + 23x = 104

f) 230 + 10 ∙ 3x + 1 = 500



Vejamos um problema de aplicação das equações exponenciais que gerará uma função, não qual abrirá precedente para apresentarmos função exponencial. 

Em um restaurante, devido às más condições de higienização, uma salada foi infectada por uma colônia de bactérias. Supondo que nessa colônia há 10 bactérias e que 1 bactéria divide-se em 3 a cada minuto, em quanto tempo, em minutos, haverá 65.610 bactérias?



Nas condições apresentadas no problema, se cada uma bactéria divide-se em três a cada minuto tem-se que:
inicio: 10 bactérias.
1 minuto depois: cada uma das 10 dividiu-se em três outros, logo tem-se 10 x 3 = 30 bactérias.
2 minutos depois: cada uma das 30 anteriores dividiu-se em três outras, logo term-se 30 x 3 = 90 bactérias.
3 minutos depois: cada uma das 90 anteriores dividiu-se em três outras, logo tem-se 90 x 3 = 270 bactérias.


E dessa forma, observa-se que o número de bactérias N depois de um determinado tempo t minutos, varia da seguinte forma:
No t = 0 min tem-se N = 10 bactérias.
No t = 1 min tem-se N = 10 x 3 bactérias.
No t = 2 min tem-se N = 10 x 3 x 3 bactérias.
No t = 3 min tem-se N = 10 x 3 x 3 x 3 bactérias.

E isso ocorre sucessivamente, pois pode-se verificar que no t = 4 min tem-se N = 10 x 34 = 10 x 81 = 810 bactérias, notando assim que ocorre o que chama-se um crescimento exponencial.

Sendo possível então modelar uma função nesses termos:
N(t) = 10 ∙ 3t

O número de bactérias N varia em função do tempo t minutos, na lei de função acima apresentada.

A partir dessa lei de função: N(t) = 10 ∙ 3t, pode-se calcular depois de 10 minutos quantas bactérias haverá nessa salada.

Fazendo-se t = 10 e N (10) = 10 x 310 = 10 x 59.049 = 590.490

Logo, depois de 10 minutos haverá 590.490 bactérias.

Bem como, é possível saber, depois de quanto tempo haverá 65.610 bactérias.

Fazendo-se, como N(t) = 65.610 então 10 x 3= 65.610, surgindo aqui uma equação exponencial que deve-se resolver para obter o valor de t:

10 x 3= 65.610
3= 65.610 / 10
3= 6.561
338
t = 8


Logo, como queria-se saber no início do problema, depois de 8 minutos haverá o número indicado de bactérias.


Depois, desse exemplo, pode-se fazer uma definição formal do que é uma função exponencial.



Exemplos de função Exponencial:


Uma dica importante para calcular potências em uma calculadora, utilizando as teclas próprias:



Treine, agora, calculando o que se pede de cada função:






Aula 5 - Potência de base 10 e Números decimais




Observando que:
101 = 10
102 = 10 x 10 = 100
103 = 10 x 10 x 10 = 1.000

104 = 10 x 10 x 10 = 10.000

Generalizando, temos:




,para n > 0.



Para 100 = 1 e para n < 0, temos:























Exemplos:

1) Quantos zeros devemos colocar após 1 ao escrever a potência 1020 ?
Deveremos ter 20 zeros a após o algarismo 1.

2) Como escrever número 1.000.000 em potência de 10?
Como após o 1 temos 6 zeros, então como potência esse número será 106.

3) Quantos algarismos devemos colocar depois da vírgula ao escrever a potência de 10–7 ?
Teremos 7 casas decimais após a vírgula.

4) Como escrever o número 0,00000001 em potência de 10?
Como temos 8 casas depois da vírgula, então potência esse número será 10–8 .



Escrevamos, agora, em notação decimal, as seguintes potências:








Esses números podem ser representados também em potência de 10, da seguinte forma:


5–2 = 0,04 = 4 x 10–2

2–4 = 0,0625 = 625 x 10–4

É possível um número representado em potência de 10, ser representado em notação decimal, como:

3 x 10–5  = 0,00003

31 x 10–4 = 0,0031

Ou uma potência de ordem positiva, como:

3 x 105 = 300.000

31 x 104 = 310.000

Exemplos:
1) Quanto vale 3,14 x 105 ?

3,14 x 105 = 314.000

2) Quanto vale 3,14 x 10–5 ?
  
3,14 x 10–5 = 0,0000314




Propriedades de potência em potências de 10:


Exemplos:

a)      102 x 103 = 105

b)      102 x 10-4 = 102+ (-4) = 10(2 - 4) = 10-2

c)      2 x 102 x 4 x 103 = 8 x 105















Escreva em notação científica as seguintes grandezas:

a) A distância entre a Terra e o Sol é de 149.000.000 km.

b) A distância entre a Terra e a estrela mais próxima depois do Sol: 37.000.000.000.000.000 km.

c) O diâmetro de um fio de cabelo: 0,0001 m.

d) A massa de um elétron é de cerca de 0,00000000000000000000000000000091093822 kg.

e) A massa da Terra é de cerca de 5.973.600.000.000.000.000.000.000 kg.

f) A circunferência da Terra é de aproximadamente 40 000 000 m. 

g) A menor bactéria cujo nome é Chlamydia tem 0,0000002 m.  

h) A Organização Mundial de Saúde estabeleceu que a quantidade máxima de dióxido de carbono no ar que respiramos deve ser de 0,00004 gramas em cada metro cúbico de ar.

i) No universo, existem cerca de 10.000.000.000.000.000.000.000 de estrelas.

j) A massa do planeta Júpiter é de 19.000.000.000.000.000.000.000.000 kg, e a massa do Sol é de 19.891.000.000.000.000.000.000.000.000kg.

k) Em 12 gramas de Carbono-12 há, aproximadamente, 60.000.000.000.000.000.000.000 x 1023 átomos de carbono.

l) A espessura de uma fibra nervosa de nosso corpo, responsável por transmitir sensações como a do tato, é de 0,000008 m.

m) O diâmetro de um átomo de hidrogênio, da ordem de 0,0000000001 m

n) A nave espacial mais rápida – e que até hoje foi mais longe – é a Voyager 1. Ela partiu em 1977 com destino a Júpiter e Saturno. Hoje ela está a mais de 16 milhões de quilômetros da Terra.

o) A massa atômica do hidrogênio é igual a 0,00000000000000000000000166g.

p) A memória de um computador é de 4GB que corresponde a 1.073.741.824 bytes.

q) Os processadores dos computadores da Embratel atingem a 90 TB, que correspondem a 98.956.046.499.840 bytes.



Ordem e operações com números decimais:

1) Coloque as seguintes sequências de números decimais em ordem crescente:
a) 0,235 – 0,25 – 0,205 – 0,2235 – 0,025

b) 2,5 – 2,05 – 2,55 – 0,25 – 2,055

2) Coloque os seguintes números decimais na forma de fração decimal:
a) 0,5  
b) 0,05 
c) 0,25 
d) 0,235 
e) 0,2235 
f) 0,025 
g) 3,4
h) 2,25  
i) 2,05  
j) 2,055

3) Calcule as seguintes operações com números decimais:
a) 0,4 + 0,2 =      
b) 1,6 + 1,2    
c) 0,3 + 0,48     
d) 1,28 – 1,21
e) 1,2 x 4    
f) 1,2 x 0,4    
g) 0,6 x 0,2   
h) 0,09 / 3
i) 0,84 + 0,7        
j) 3 x 0,7       
k) 2 x 0,48

4) Calcule o valor das expressões:
a) 10 – 23
b) 10 – (–2)3


5) Escreva em notação decimal as potências:
a) 102    
b) 105   
c) 10–1    
d) 10–3     
e) 6,25 x 10–6    
f) 2–2

6) Escrever os números decimais em forma de potência:
a) 0,000001    
b) 0,002   
c) 0,0014

7) Calcule o valor de x nas equações:
   a) 10x  = 1.000.000
   b) 10x – 4  = 1000
   c) 10x – 1 = 0,001
   d) 105x – 6 = 0,0001  






Aula 6 - Revisando Unidades de Medidas de Comprimento e Área


Senhor Pitágoras, comprou um terreno com as dimensões indicadas na figura abaixo. Se ele deseja construir um muro em torno do terreno, qual deverá ser a extensão desse muro? 



I) Comprimento

       Uma das primeiras grandezas a ser estuda pelo homem, hoje pode ser medido de várias formas: a régua, a fita métrica, o metro e aparelhos de alta precisão.

       Podemos definir a distância entre dois pontos distintos A e B como sendo o comprimento do segmento de reta de extremidades A e B.

       A unidade padrão de medida do comprimento é o metro (m). Os múltiplos e submúltiplos do metro mais utilizados são: o quilômetro (km), o decímetro (dm), o centímetro (cm) e o milímetro (mm).


Atividades:

1) Em média, o passo de Mario mede 50 cm. Qual a distância, em metros, Mario percorre ao dar mil passos?

2) Uma montanha de 0,937 km de altura. Deseja-se construir um edifício com a décima parte da altura da montanha. Quantos metros deve ter o edifício?


II) Área

Entende-se como a medida de uma superfície plana.  

Unidades mais usadas: metro quadrado (m2), quilômetro quadrado (km2) e centímetro quadrado (cm2).

1 km2 = (1.000 m)2 = (103 m)2 = 106 m2

1 m2 = (100 cm)2 = (102 cm)2 = 104 cm2

1 cm2 = 10–4  m2



Área de Figuras Planas: 


Atividades:

1) Calcular a área de um quadrado cujos lados medem 0,60 m. Dê a resposta em centímetros quadrados.

2) Calcule a área de um terreno retangular cujos lados medem 1.000 m e 1.200 m. Dê a resposta em km2.


3) Qual a área da bandeirinha representada pela figura abaixo?



4) Calcule a área da parte hachurada da figura abaixo:



5) Qual a área da figura abaixo?




Outras Unidades de Medidas:

III) Massa     

 

       Entende-se como quantidade de matéria de um corpo.

       A unidade padrão de medida de massa é o quilograma (kg). Os múltiplos e submúltiplos do quilograma mais usado é: o grama(g), o miligrama(mg),

e a tonelada (t).

       Assim, temos: 1 t = 1.000kg = 103 kg

                                  1 kg = 1.000 g = 103 g

                                  1 g = 0,001 kg = 10-3 kg

                                  1 mg = 0,001 g = 10-3 g

                                        1 mg = 10-6 kg

 

VI) Intervalo de Tempo

 

       Entende-se a duração de uma atividade que nos dá ideia de presente, passado e futuro ou período no qual um evento ocorre.

      A unidade padrão de tempo é o segundo (s).

O segundo, admite, entre outros, os seguintes múltiplos: minuto (min), hora (h) e dia.

       Assim, temos: 1 min = 60 s

                                  1 h = 60 min = 3.600 s

                                  1 dia = 24 h = 86.400 s


Atividades:

1) Um avião tem capacidade para quatrocentos passageiros. Cada pessoa tem, em média, massa de 70kg e pode levar 20kg de bagagem.  Quantas toneladas esse avião tem capacidade para carregar?

 

2) Dona Margarida precisa descobrir a massa de um único feijão. Usando uma balança, descobriu que a massa de mil feijões era de 0,47 kg. Desse modo, Dona Margarida determinou a massa de um feijão em quantos gramas?

 

3) Em uma eleição, cinco eleitores demoram para votar, respectivamente: 1min 28s, 2min 50s, 1min 16s e 1min 42s. Qual o total de tempo gasto por estes eleitores?

 

4) Um ônibus partiu de seu ponto de embarque às 14h34min, retornando ao mesmo ponto como desembarque às 18h39min. Determine o intervalo de tempo da viagem desse ônibus?


Nenhum comentário:

Postar um comentário