Um conceito importante no estudo dos Sistemas Lineares é o conceito de matrizes, porque, usualmente, um sistema linear pode ser apresentado na forma de matrizes, ou ser associado a uma matriz. O que seria então uma matriz?
Conjunto de números reais (ou complexos) dispostos em forma de tabela, isto é, distribuídos em m linhas e n colunas, sendo m e n números naturais não nulos.
Notação: A = (aij)m x n com i = 1, 2, ..., m e j = 1,2,
..., n.
aij -
elemento genérico da matriz A
i - índice que representa a linha do elemento
j - índice que representa a coluna do elemento
m x n - ordem
da matriz. Lê-se “m por n”.
Representações: A = ( ) ; A = [ ] ; A = || ||
Slide 3: A representação de um tabuleiro de xadrez pode ser feita por meio de uma matriz 8x8.
Outro exemplo de matriz é a representação de dados de uma tabela, como
no exemplo:
|
Lacta |
Garoto |
Nestlè |
30 g |
5 |
0 |
12 |
70 g |
1 |
13 |
8 |
100 g |
5 |
2 |
3 |
240 g |
6 |
5 |
2 |
A
matriz , que chamamos de A, apresentada no exemplo anterior é do
tipo 4x3, pois é disposta em 4 linhas
e 3 colunas.
E
podemos descrever a disposição de seus elementos da seguinte forma, por
exemplo: a11 = 5, sendo 5
o elemento da linha 1 e coluna 1, que se refere ao chocolate Lacta de 30g; outro
exemplo seria a22 = 13,
que seria o elemento da linha 2 e coluna 2, se referindo ao chocolate Garoto de
70g, notadamente o que tem maior quantidade disponível.
Notadamente, também, percebemos que existe um
tipo de chocolate que já não está mais disponível, apresentada na tabela ou na
matriz com a quantidade 0, que está disposto na linha 1 e coluna 2, e podemos
descrever como o elemento a12
da matriz, que representa na tabela o chocolate Garoto de 30g.
Os
tipos de chocolates que apresentam quantidade 2, são ao que estão em a32 (linha 3, coluna 2) e a43 (linha 4, coluna 3); e
representam, respectivamente, Garoto de 100g e Nestlè de 240g.
O que nos
interessa, no momento, é uma matriz associada a um sistema linear sobre com m equações, com m ≥ 1, e n
denominado sistema mxn.
E este sistema, da mesma forma geral, pode ser representado na forma matricial seguinte:
Denominadas: matriz C dos
Coeficientes, matriz X das Variáveis e matriz B dos
Termos Independentes.
C ∙ X = B.
De forma específica, o sistema linear 2x2:
pode ser escrito na seguinte forma matricial:Sendo a matriz dos coeficientes,
e a matriz dos termos independentes.
Como
o sistema é de duas equações e duas variáveis, a matriz dos coeficientes
associada ao sistema será 2 x 2.
Bem como num sistema de m
equações e n variáveis, a matriz dos
coeficientes associada ao sistema será m
x n.
Vejamos,
como exemplo, o sistema 3x3:
que poderá ser escrito na seguinte
forma matricial:
a matriz dos coeficientes,
e a matriz dos termos independentes.
Título 3: Sistemas
Lineares e Determinante
Slide 1: De modo geral, a solução de sistema de
equações lineares 2x2:
utilizando o pelo método da adição, será da seguinte forma:
Observe que os denominadores são iguais e estão associados à matriz dos coeficientes do sistema:
Chamamos a expressãode determinante da matriz associada aos
coeficientes do sistema linear.
Definimos o determinante de uma matriz A 2x2 como a diferença do produto da diagonal principal da matriz com o produto da sua diagonal secundária, e representamos como det A ou |A| ou det (aij ).
Vamos expandir o conhecimento, calculando o determinante da matriz
Temos que, segundo a definição apresentada, façamos a diferença do produto da diagonal principal da matriz com o produto da sua diagonal secundária.
produto da diagonal principal da matriz: 3 x 5 = 15
produto
da diagonal secundária: 1 x 2 = 2
a diferença dos dois produtos: 15 – 2 = 13
De forma prática, fazemos: det A = = 3 x 5 – 1 x 2 = 15 – 2 = 13.
Agora, continuando a observar os valores genéricos de x1 e x2 no sistema de equações lineares, temos também as expressões b1 ∙ a22 – b2 ∙ a12 e b2 ∙ a11 – b1 ∙ a21, encontradas nos respectivos numeradores.
Estas são os determinantes das matrizes;
onde, na matriz dos coeficientes, trocam-se
os coeficientes da coluna correspondente a cada variável pelos termos
independentes. De tal forma que podemos descrever:
a matriz dos coeficientes do sistema
é
Devemos,
na matriz dos coeficientes, trocar na coluna dos coeficientes da
variável x, os seus valores pelos
valores dos termos independentes, gerando assim, a matriz
Bem como, troca-se na coluna dos coeficientes da variável y, os seus valores pelos valores dos
termos independentes, gerando a matriz
Seguindo
o que foi apresentado de forma geral, façamos então o cálculo dos determinantes
das matrizes da troca dos termos independentes nas colunas
de cada variável do sistema, e teremos:
A partir destes determinantes, obteremos a solução do sistema,
utilizando o que chamaremos de Regra de
Cramer.
Já
vimos que, de forma geral, um sistema 2x2 :
tem solução, conforme as expressões:
Expressando
esta solução em forma de determinantes, podemos escrever que:
A
esses quocientes, chamamos de Regra de
Cramer para resolução de equações lineares.
Agora de forma específica, façamos no sistema
as soluções conforme a forma apresentada anteriormente.
Repare
que , já calculado anteriormente, é o
determinante da matriz dos coeficientes. Então podemos fazer, como da forma geral,
que:
Então x = –2 e y = 2, é a solução do sistema linear.
Vamos expressar esses resultados do seguinte modo. Para isso, utilizaremos as denominações:
A: matriz dos coeficientes
: matriz que se obtém substituindo em
A os coeficientes de x1 pelos termos independentes.
Então a solução do sistema pela Regra de Cramer é dada por:
De modo prático, vamos calcular a solução pela Regra de Cramer do sistema:
a) Representemos a matriz associada ao sistema:
b) Da matriz associada aos coeficientes do sistema, calculemos o
seu determinante (det A):
c) Calculemos também o determinante de uma
matriz, que se obtém pela substituição, na matriz dos coeficientes, da coluna
dos coeficientes de x pela coluna dos
termos independentes (det Ax):
= 5 x (–3) – 1 x 6 =
–15 – 6 = –21
d) Do mesmo modo, calculemos o
determinante da matriz obtida substituindo-se, da matriz dos coeficientes, a
coluna dos coeficientes de y pela
coluna dos termos independentes (det Ay):
det Ay = 2 x 6 – 1 x 5 =
12 – 5 = 7
e) Os valores de x e de y, buscados, serão a razão entre os determinantes encontrados anteriormente, sendo:
Então,
a solução do sistema será o par ordenado (3, –1).
Regra de Cramer e Classificação dos Sistemas
Lineares
Vamos utilizar a Regra de Cramer para resolver o sistema linear 2x2:
Da matriz associada aos coeficientes do sistema:, calculemos:
Repare que os valores dos quocientes não existem, então x e y também não existem e devemos classificar o sistema como sistema impossível.
A partir dos exemplos anteriores,
devemos notar que:
Se det A ≠ 0 (determinante da matriz dos coeficientes não nulo), o sistema é Sistema Possível e Determinado: há uma única solução;
se det A = 0 e existem det Ax ≠ 0 e det Ay ≠ 0, o sistema é Sistema Impossível: não há solução.
Ocorre também o seguinte caso: se det A = det Ax = det Ay = 0, o sistema é Sistema Possível e Indeterminado: há infinitas soluções.
, onde temos:
2)
Calcule o valor de x e y para
Determine os valores de x e y.
4) Calcule o
valor de x:
7)
Verifique se o sistema tem solução:
8) Descreva o sistema associado à
matriz seguinte:
10) Calcule o valor de x + y,
onde x e y satisfazem o sistema:
11) Dadas as matrizes A =
e B =
, calcule:
a) det A +
det B b) det (A +
B)
12) Calcule o valor de x no determinante abaixo:
13) Determine o valor
de x em:
14) Considere A =
, calcule det 2A.
15) A solução do sistema pode ser escrita na forma da matriz:
16) Determine os valores x e
y no sistema
17) Se quisermos determinar dois números tais que a diferença entres seus dobros seja igual a 4 e a soma de seus triplos seja igual a 9, obteremos com esse problema o sistema de equações
Ao querermos resolvê-lo obteremos alguma solução?
18) No seguinte sistema 3x3:
o valor de x é:
(A) 3 (B)
1 (C) 0 (D) – 2
19) (UERJ/2017) Em um restaurante há 12
mesas, todas ocupadas. Algumas, por 4 pessoas; outras, por apenas 2 pessoas,
num total de 38 fregueses. Qual o número de mesas ocupadas por apenas 2
pessoas?
20) Um caixa eletrônico trabalha apenas com notas de R$ 50,00 e R$ 100,00. Aurora retirou 12 notas, num valor total de R$ 800,00. Quantas notas de cada espécie ele retirou?
21) No início de uma festa, tinham 200 jovens.
Depois o número de rapazes dobrou e o de moças aumentou 40. Com isso o número
de rapazes ficou o mesmo que o de moças. Quantos rapazes e quantas moças havia
no início da festa?
22) Para uma festa, foram encomendados 200
salgados e 239 doces. Assim, calculou-se que cada adulto comeria 5 salgados e 3
doces, enquanto cada criança comeria 1 salgado e 4 doces. Quantas pessoas foram
à festa, supondo que os cálculos com a comida tenham sido exatos?
1)
As
moedas de um determinado país são de três tipos:
De 3g que vale $ 10;
De 5g que vale $ 20;
De 9g que vale $ 50.
Uma pessoa
tem cem moedas, num total de 600g, somando $ 2800. Determine o sistema gerado
por esse problema.
23)
Numa loja um par de tênis, duas bermudas e três camisetas custam juntos
R$ 500,00. Dois pares de tênis, uma bermuda e duas camisetas custam juntos R$450,00.
Um par de tênis e uma bermuda custam juntas R$210,00. Quanto custa cada item
nessa loja?
24)
Um
negociante trabalha com as mercadorias A;B e C. Se vender cada unidade de A por
R$2,00; cada unidade de B por R$3,00 e cada uma de C por R$4,00, obtém uma
receita de R$50,00. Mas, se vender cada unidade respectivamente por R$2,00,
R$6,00 e R$3,00 a receita será de R$60,00. Determine o sistema gerado por esse
problema.
25) Um
comerciante mandou seu empregado pesar três sacos de farinha. O rapaz voltou
exausto, e disse:
- O
primeiro e o segundo sacos, juntos, têm 110 quilogramas. O primeiro e o
terceiro, juntos, têm 120 quilogramas. E o segundo e o terceiro, juntos, têm
112 quilogramas. Quantos quilogramas tinha cada saco?
26) Numa loja,
os artigos X e Y, juntos custam juntos R$55,00. Os artigos X e Z, juntos custam
R$50,00. E, juntos, os artigos Y e Z custam R$45,00. A soma dos preços dos
artigos X, Y e Z é
(A) R$ 85,00 (B) R$ 80,00 (C) R$ 75,00
(D) R$ 70,00
28) Numa loja, os artigos A e B, juntos custam
R$70,00. Dois artigos A mais um C custam R$105,00 e a diferença de preços entre
os artigos B e C, nessa ordem, é R$ 5,00. Qual o preço do artigo C?
29) Uma loja
ofereceu aos seus clientes a possibilidade de comprarem lençóis, fronha e
colchas, agrupados nos seguintes jogos:
I. 2
lençóis e 2 fronhas;
II. 2 lençóis e 2 colchas;
III. 1 lençol, 1 fronha e 1 colcha.
Considerando que o preço de cada peça é o mesmo em qualquer
um dos jogos vendidos por R$ 130,00, R$256,00 e R$143,00, respectivamente,
calcule, em reais, o preço unitário da colcha.
30)
Verifique se o sistema tem solução:
31) Calcular os valores de s e t no sistema:
A Regra de Cramer é válida também para sistemas lineares 3x3, 4x4,
..., cujo determinante da matriz dos coeficientes não seja nulo.
Em particular, um sistema linear 3x3 com matriz de coeficientes A e variáveis x, y, z, terá solução única (x, y, z) se, e somente se, det A ≠ 0.
Nesse
caso, onde e Ax,
Ay, Az é a matriz obtida de A trocando-se a coluna de x,
y e z, respectivamente, pela
coluna dos termos independentes do sistema.
De forma geral, temos: Um sistema linear nxn com matriz de coeficientes é possível e terá solução
única ( x1, x2, ..., xn)
se, e somente se, det A ≠ 0.
Nesse caso, 1 ≤ i ≤ n, onde D = det A
e Di é o determinante da
matriz obtida de A trocando-se a
coluna i pela coluna dos termos
independentes do sistema.
Discussão de um sistema linear
Nesse sistema de
incógnitas x e y, o coeficiente a e o
termo independente b são chamados parâmetros; seus valores não estão
estabelecidos.
Discutir
um sistema significa descobrir para que valores dos parâmetros este sistema
é possível e determinado (SPD), possível e indeterminado(SPI) ou impossível (SI).
Representamos, na discussão de um sistema, a forma matricial do sistema. Neste caso, teremos:
Para discutir, inicialmente, um sistema, devemos saber que, se o determinante da matriz dos coeficientes, que chamamos de det A, for det A ≠ 0, o sistema é SPD.
Então, devemos
calcular o determinante da matriz dos coeficientes do sistema:
No sistema dado
acima, temos det A = = 6 – a
Como det A ≠ 0, o sistema é SPD, independente
do valor do parâmetro b dado.
Então para o
sistema dado ser SPD, devemos ter: 6 – a ≠
0, e o parâmetro a ≠ 6.
Outro fato que devemos saber, para discutir um sistema, é que se det A = 0 e existem det Ax ≠ 0 e det Ay ≠ 0, o sistema é SI e que, se det A = det Ax = det Ay = 0, o sistema é SPI. Sendo det Ax e det Ay o determinante da matriz da troca da coluna do termo independente pela coluna de cada variável do sistema.
Observe agora que
quando a = 6, teremos det A = 0, disso o sistema poderá ser
SPI ou SI.
Dependendo, agora, do determinante
da troca da coluna do termo independente pela coluna da variável, ser igual (SPI) ou diferente de 0 (SI).
Vamos substituir
a coluna do termo independente na coluna da variável x e chamaremos o determinante desta matriz de det Ax:
Observemos
que:
Se 2b – 4 ≠ 0, teremos b ≠ 2 e o sistema será impossível.
Então, a discussão do sistema será:
Para a ≠ 6, temos um
sistema possível e determinado (para qualquer b ϵ R), admitindo uma única solução.
Para a = 6 e b = 2, temos um sistema possível e
indeterminado, admitindo infinitas soluções.
Para a = 6 e b ≠ 2, temos um sistema impossível, não
admitindo solução.
Praticando
Discussão de Sistema
De
forma prática, vamos discutir o sistema de variáveis x e y, e utilizemos a como parâmetro da discussão.
= 4a – 16.
c)
Com este determinante, já podemos verificar quando o sistema é SPD, fazendo: 2a – 2 ≠ 0.
E
verificamos, resolvendo a inequação, que é SPD quando a ≠ 4.
g) Verificamos, a partir dos determinantes acima, quando o sistema poderá ser SPI, ou seja, quando eles poderão ser iguais a 0. Neste caso, já vemos que um dos determinantes é igual a -32, impossibilitando assim do sistema ser SPI.
h) Verificamos, também a partir dos determinantes acima, quando o sistema poderá ser SI, ou seja, quando eles poderão ser diferentes de 0. Como, já notado, um dos determinantes já é um número diferente de zero, sendo que neste caso, é que o sistema é SI.
Atividade:
Utilizando a Regra de Cramer, resolver os sistemas 3x3:
Objetivo do estudo: Resolver e elaborar problemas do cotidiano, da Matemática e de outras áreas do conhecimento, que envolvem equações lineares simultâneas, usando técnicas algébricas e gráficas, incluindo ou não tecnologias digitais. (EM13MAT301)
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