segunda-feira, 10 de maio de 2021

Teorema de Pitágoras

 

Pitágoras nasceu na ilha grega de Samos. Viajou muito antes de se estabelecer em Crotona, sul da Itália. Aí, Pitágoras fundou a escola pitagórica, onde se estudavam Matemática, Música, Astronomia e Filosofia. Muitas descobertas são atribuídas aos membros dessa escola, como por exemplo a de que a Terra tinha a forma esférica. 


Na Matemática, o grande feito dos pitagóricos foi demonstrar que:

Em todo triângulo retângulo, o quadrado da medida da hipotenusa é igual à soma dos quadrados das medidas dos catetos.

 


Este teorema é chamado, até hoje, teorema de Pitágoras, embora muito antes, já fosse conhecido pelos babilônios.

 

 

Utilizando o Teorema de Pitágoras, calcular a medida da diagonal do retângulo de medidas: 3 e 4.


d2 = 32 + 42

d2 = 9 + 16

d2 = 25

d = √25

d = 5

 


Os antigos egípcios usavam um método, no mínimo curioso, para medir e demarcar suas terras. Utilizavam uma corda com treze nós distribuídos em intervalos iguais:

 

Essa corda era fixada ao chão através de três estacas colocadas em pontos estratégicos. Veja a figura:

 

Se a corda ficasse bem esticada, o ângulo formado pela estaca era reto.

 


Enquanto os egípcios faziam e desfaziam nós, os hindus iam um pouco mais além. Eles sabiam, por exemplo, que triângulos com lados medindo 6, 8 e 10; 9, 12 e 15; 12, 16 e 20; 15, 20 e 25, eram todos triângulos retângulos, pois possuem medidas que são múltiplos do triângulo de medida 3, 4 e 5, feito no exemplo acima. 


Mas, coube a Pitágoras e seus discípulos, a primeira demonstração da relação existente entre os lados de um triângulo retângulo. 

Calcular a medida da hipotenusa do triângulo retângulo de catetos de medidas 1 e 3.

d2 = 12 + 32

d2 = 1 + 9

d2 = 10

d = 10

Um número real entre os inteiros 3 e 4, mais próximo de 3, na reta numérica real, por exemplo.

 


Atividades: 

1) Determine x em cada triângulo retângulo abaixo:

a) 


b) 


c) 



d)













2) Verifique se o triângulo de medidas abaixo é retângulo:

a) 8, 15 e 17.

b) 1, √2 e √3

  

3) (ENEM) O topo de uma escada de 25 m de comprimento está encostado na parede vertical de um edifício. O pé da escada está 7 m de distancia da base do edifício, se o topo escorregar 4 m para baixo ao longo da parede, qual será o deslocamento do pé da escada?

         (A) 4 m

         (B) 8 m

         (C) 9 m

         (D) 13m

 

4) Observe esta figura que representa uma escada apoiada em uma parede. O topo da escada está a 7 m de altura, e seu pé está afastado da parede 2 m.

A escada mede, aproximadamente: 

        (A) 5 m

        (B) 6,70 m

        (C) 7,30 m

        (D) 9 m

 

5) Calcular as medidas das diagonais dos retângulos abaixo:

a)



b)


 





6) Entre que números inteiros está a medida da diagonal de um retângulo de medidas 4 e 6.


7) Aparelhos de TV e monitores de computador são vendidos com medidas em polegadas. Para se saber quantas polegadas possui a tela de uma televisão, basta medir na diagonal, de um canto a outro da tela. Carla mediu o comprimento e a largura da tela de sua televisão e encontrou as medidas indicadas na figura abaixo.

A televisão de Carla é de quantas polegadas?

      (A) 12.   (B) 16.    (C) 20.    (D) 28.

 

8) Uma certa quadra de poliesportiva possui 16 metros de largura e diagonal medindo 34 metros. Determine área dessa quadra?

 

9) Calcular o valor de x no triângulo retângulo:  


10) Calcular o valor da x na figura abaixo: 


11) A figura, abaixo, representa a planta de uma praça triangular. Ela é contornada por uma calçada e há um atalho, representado na figura pelo caminho RQ, perpendicular a um dos lados.

Para ir do ponto M ao ponto P, Júlia percorreu o trecho MQRP, andando sempre sobre a calçada. Qual foi a distância percorrida por Júlia?

        (A) 35 m.  

        (B) 48 m.  

        (C) 52 m.  

        (D) 72 m.

 

12) Em um triângulo retângulo, a hipotenusa mede 25 cm e a soma dos catetos é 35 cm. Determine a medida de cada cateto.

 

13) Os catetos de um triângulo retângulo têm a mesma medida. Se a hipotenusa mede  5√2 cm, determine a medida dos catetos.

 

14) Marque no plano cartesiano as coordenadas dos vértices nomeie o tipo de figura geométrica que aparece:


a) A(3, 4), B(5, 3), C(3, 2) e D(1, 3)

b) A(3, 4), B(1, 4) e C(2, 1)


15) Determine a distância entre os pontos:

a) A(3, 2) e B(3, 5).

b) C(4, 3) e D(7, 3).

c) E(2, 3) e F(6,6).

d) G(–2, 2) e H(4, 8).

e) M(–4, –4) e N(4, 4).  

f) P(−5, −6) e  Q(3, 8).

g) R(−6,8) e S(−3,9).

 

16) Uma pessoa percorres 7 km na direção norte; depois, 8km na direção leste; finalmente 1 km n direção sul. Calcule a distância entre os pontos inicial e de chegada.

 

17) Um homem percorre, em sequência, 10 km na direção leste, 3 km na direção sul, 5 km na direção leste e 11 km na direção norte. Calcule a distância entre os pontos de partida e de chegada.

 

18) O perímetro de um retângulo é 14 cm. Um dos lados mede 4 cm. Determine a diagonal do retângulo.

 

19) Um retângulo tem área igual a 6 cm2. Como um de seus lados mede 3 cm, calcule a diagonal desse retângulo.

 

20) Antigo Problema Chinês:

Estre problema consta do livro Lilavati, escrito pelo matemático hindu Bhaskara (século XII). Se um bambu de 32 cúbitos de altura é quebrado pelo vento, de modo que a ponta encontre o chão a 16 cúbitos da base, a que altura (em cúbitos) a partir do chão?

(Cúbito ou côvado – antiga unidade de medida de comprimento equivalente a três palmos ou 66 cm)

 

21) Um bambu de 3 m de altura é dobrado em dois pedaços pelo vento. O pedaço inferior permanece em pé, perpendicularmente em relação ao solo, enquanto o superior tomba de modo que sua extremidade encontra o chão a 1,2 m da base do bambu. Faça um desenho representando a situação e determine a que altura do chão encontra-se a rachadura.

 

22) Um cabo liga dois edifícios próximos, como se vê na figura a seguir: 

Use os dados indicados na figura para determinar o comprimento do cabo entre os pontos A e B.


23) Na figura abaixo, representa o projeto de uma escada com 5 degraus de mesma altura:

  

 O comprimento do corrimão é igual a:

(A) 1,8 m.

(B) 1,9 m.

(C) 2,1 m.

(D) 2,2 m.


24) Calcule as medidas desconhecidas a, b, c, d, e: 


Aplicações do Teorema de Pitágoras 

Diagonal do quadrado: 

1) Calcular a medida da diagonal do quadrado de 4 cm de lado:

 

Cada um dos dois triângulos é retângulo. Aplicando, em um deles, o teorema de Pitágoras, temos:

d2 = 42 + 42

d2 = 2 x 42

d = 4 √2

 


2) Calcular a medida da diagonal do quadrado de medida a qualquer:

d2 = a2 + a2

d2 = 2 x 42

d = a √2

Como consequência do teorema de Pitágoras, a medida da diagonal d de um quadrado de lado l pode ser expresso pela fórmula:

 


Atividades:

1) Calcular o valor da diagonal das figuras abaixo:


2) O perímetro de um quadrado é 28 cm. Determine sua diagonal.  


3) Um quadrado tem área igual a 25 cm2. Qual a medida da diagonal desse quadrado?

 

4) A diagonal de um quadrado tem 72 cm. Determine o perímetro e a área do quadrado.

 

5) Um terreno tem formato quadrado e a medida de sua diagonal é de 24 centímetros. Determine a medida de seus lados.

 

6) Quanto Eliza caminha de um canto de uma praça quadrada até outro, fazendo uma diagonal, sabendo que cada lado da praça mede 50 metros. (Use 2  ≈ 1,4)

 

7) Uma praça quadrada é cortada na diagonal por um calçadão. Para ir de um extremo ao outro dessa diagonal, quem anda mais: uma pessoa que utiliza o calçadão ou uma pessoa, que contorna a praça? (Use  ≈ 1,4).

 

  


Altura do Triângulo Isósceles: 

1) Calcular a medida do triângulo isósceles abaixo: 

O triângulo isósceles possui dois lados com mesma medida, o terceiro lado é cortado pela altura h do triângulo, se for identificado como base do triângulo isósceles, no seu ponto médio, dividindo essa medida da base em duas partes iguais.

Desse modo, temos dois triângulos retângulos com medidas de lados iguais. Separando um triângulo retângulo, podemos utilizar o teorema de Pitágoras, da seguinte maneira: 

h2 + 62 = 102

h2 + 36 = 100

h2 = 100 – 36

h2 = 64

h = √64

h = 8.


Atividades:

1) Calcular a medida da altura dos triângulos abaixo:


2) Calcule o valor das medidas x indicadas:

a) 










b) 



 






c)






d)






3) Calcule a altura e a área de um triângulo isósceles, sabendo que os lados congruentes medem 25 cm cada um e a base 14 cm.

 

4) Em um triângulo isósceles, 16 cm é a medida relativa à base, que mede 24 cm. Calcule o perímetro desse triângulo.


Altura do Triângulo Equilátero:

1) Calcular a altura e a área do triângulo equilátero abaixo:

Como todo triângulo equilátero é também isósceles, o lado da base é dividido em duas partes de mesma medida pela altura, então, utilizando o teorema de Pitágoras no triângulo retângulo formado pela altura, temos:

h2 + 22 = 42

h2 + 4 = 16

h2 = 16 – 4

h2 = 12


A área do triângulo é dada por:


2) Calcular a altura e a área de um triângulo de equilátero de medida a qualquer:

Pelo teorema de Pitágoras, temos:

 

A área do triângulo é dada por:

 

Como consequência do teorema de Pitágoras, a medida da altura h de um triângulo equilátero de lado l pode ser expresso pela fórmula:

 

E sua área A é dada pela fórmula:



 

Atividades:

1) Calcule a altura e área de um triângulo equilátero cujo lado mede 6 cm.

2) O perímetro de um triângulo equilátero é 18 cm. Calcule a altura e a área do triângulo.

3) A altura de um triângulo equilátero mede 5√3 cm. Calcule a área desse triângulo.

4) Em um triângulo equilátero, qual a medida da altura, se o lado mede 8 cm ?

5) Em um triângulo equilátero, qual a medida da área, se a altura mede 12 cm ?

 


 

Medidas laterais e altura de um Trapézio:


1) Em um trapézio isósceles a base maior é igual a 14 cm e base menor é igual a 8 cm e os lados oblíquos medem 5 cm. Determine a altura deste trapézio e sua área.

Na figura acima, é possível notar que a altura do trapézio é dada pela variável h, e a base maior pode ser dividida em três medidas diferentes, subtraindo 14 por 8 e resultado dessa subtração, divide por dois, obtendo as duas outras medidas.

Como foi obtido um triângulo retângulo com o lado oblíquo do trapézio, com a altura h e a medida 3 da parte da base maior, podemos utilizar o teorema de Pitágoras da seguinte forma:

h2 + 32 = 52

h2 + 9 = 25

h2 = 25 – 9

h2 = 16

h = √16

h = 4

Logo, a altura desse trapézio é 4 cm.

A área será dada por:

(14 + 8) x 4 / 2 = 22 x 2 = 44 cm2.

 


Atividades:

1) Um trapézio retângulo de 15 cm de altura tem as bases medindo 10 cm e 18 cm. Determine o lado oblíquo do trapézio.

 

2) As bases de um trapézio isósceles medem 17 cm e 5 cm e os lados iguais medem 10 cm cada. Determine a altura e a área do trapézio.

 

3) Em um trapézio isósceles, a base menor mede 8 cm, um lado oblíquo vale 13 cm e 12 cm é a medida da altura. Calcule a medida da base maior.

 

4) Em um trapézio retângulo, a base menor, a altura e o lado oblíquo medem, respectivamente, 6 cm, 5 cm e 13 cm. Calcule a medida da base maior.

 

5) No trapézio representado pela figura abaixo, a sua área é dada por 24 cm2. Sabendo que sua base maior mede 8 cm e uma de suas partes que foi dividida pela altura é 3 cm, determine os valores das medidas x e y desconhecidas: 

6) Numa casa de espetáculos com a forma de um trapézio, conforme a figura abaixo, deseja-se colocar uma suporte de canhão de iluminação de uma ponta a outra do teatro de forma diagonal, conforme o pontilhado da figura. Com as dimensões da casa conhecida, com que medida que deve ser comprado o suporte?

 

7) A figura abaixo representa um terreno de uma praça cuja forma é um trapézio escaleno com as dimensões indicadas em metros.

A prefeitura pretende fazer um projeto, que possui os custos:

a) Para colocar uma grade cobrindo toda a praça, deve gastar 10 reais por metros.

b) colocar um calçamento na praça, que custa 40 reais por metro quadrado.

Qual o valor total que a prefeitura deve gastar com esse projeto?

 

Medidas de diagonais de um Losango:

1) Num losango, as diagonais medem 16 cm e 12 cm. Determine a medida do lado do losango. 


2) As diagonais de um losango medem 18 cm e 24 cm. Calcule a medida do lado desse losango.


3) As diagonais de um losango medem 6 cm e 8 cm. Qual o perímetro desse losango?



O que são números pitagóricos ?

Os números inteiros positivos, que arrumados de três em três, são chamados de pitagóricos quando satisfazem o teorema de Pitágoras.

Exemplos:

3

4

5

32 + 42 = 52

9 + 16 = 25

5

12

13

52 + 122 = 132

25 + 144 = 169

7

24

25

72 + 242 = 252

49 + 576 = 625

9

40

41

92 + 402 = 412

81 + 1.600 = 1.681

Apesar de os babilônios já conhecerem esses números mil anos antes de Pitágoras, este último que levou a fama.

São conhecidas algumas fórmulas que fornecem números pitagóricos:

a)

a = 2k2 + 2k + 1

b = 2k + 1

c = 2k2 + 2k,

onde k é inteiro positivo, atribuídos a Pitágoras;

 

b)

a = p2 + q2

b = 2pq

c = p2 – q2 (p > q),

onde p e q são números inteiros positivos, atribuídos a Platão.


Outras ternas pitagóricas: (20, 21, 29); (11, 60, 61); (8, 15, 17); (12, 35, 37); (16, 63, 65); (20, 99, 101).


Atividade:

Os três lados de um triângulo retângulo são números inteiros. Um dos catetos mede 17. Qual é o perímetro desse triângulo?




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