segunda-feira, 14 de junho de 2021

Conceito de Conjuntos

 

O conceito de conjunto é um dos mais primitivos da Matemática assim como ponto, reta e plano.

A primeira vez utilizado foi pelo matemático Georg Cantor (1845-1918). Matemático nascido em São Petersburgo (Rússia), estudou em Zurich, Göttingen e Berlim, concentrando-se em Filosofia, Física e Matemática.

Segundo Cantor, a noção de conjunto designa uma coleção de objetos bem definidos e discerníveis.

 

1) O que é conjunto?

Tudo aquilo que dá ideia de reunião, coleção, agrupamento, família de objetos, pessoas e coisas que possuem características em comum. Por exemplo, o conjunto dos países da América do Sul.

 

2) O que é elemento?

Parte integrante de um conjunto, que possui em si características comuns ao que define o tipo de conjunto a que pertence. Por exemplo, o Brasil é um elemento do conjunto dos países da América do Sul.

 

3) Como representamos os conjuntos?

Uma forma bem usual de representar os conjuntos é com letras maiúsculas do alfabeto latino, indicando os elementos entre chaves e separados por vírgulas. Por exemplo, o conjunto P dos países da América do Sul:

P = {Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai, Venezuela}.

Esse tipo de representação é denominado de representação por extensão.

 


4) Que relações existem entre os conjuntos?

Existem dois tipos de relações fundamentais entre os conjuntos:

a) Relação de Pertinência: entre os elementos e um determinado conjunto, quando um elemento pertence ou não ao conjunto. O Brasil pertence ao conjunto dos países da América do Sul, pois o Brasil é um elemento desse conjunto. O Canadá não pertence ao conjunto dos países da América do Sul, pois ele não é elemento desse conjunto.

 

b) Relação de Inclusão: entre um determinado conjunto e outro, quando um está contido ou não em outro. Por exemplo, o conjunto dos países da América do Sul está contido no conjunto dos países do continente americano. O conjunto dos países da América do Sul não está contido no conjunto dos países da Europa.

 

5) Como representamos as relações nos conjuntos?

Através dos símbolos matemáticos:

a) na relação de pertinência: (pertence) e (não pertence).

Por exemplo:

Brasil P.

Canadá P.

 

b) na relação de inclusão: (está contido) ou (não está contido).

Por exemplo:

Temos o conjunto A dos países do continente americano:

A = {Antígua e Barbuda, Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Dominica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Granada, Guatemala, Guiana, Guiana Francesa, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai, Venezuela}.

Todos os elementos do conjunto P dos países da América do Sul também pertencem ao conjunto A dos países do continente americano, por isso dizemos que P está contido em A e representamos:

P  A. 




6) Atividade:

Nos conjuntos abaixo, complete com  ,  ou :

A = {1, 5, 6, 7, 8}


B = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8}

 

        5 __  A                      A __ B

        5 __  B                      B __ A

        7 __  A

        7 __ B

        4 __ A

        4 __ B

        2 __ A

        2 __ B

 

7) Que operações podemos fazer entre elementos dos conjuntos?

Entre os conjuntos são possíveis várias operações, entre elas destacam-se: União, Interseção, Diferença e Complementar.

 

a) A união de dois conjuntos é o conjunto formado pelos elementos que pertencem a um ou ao outro conjunto, ou seja, é o conjunto formado pelos elementos de um conjunto A mais os elementos de um conjunto B, e possui a seguinte descrição: U B.

Por exemplo:

A = {1, 3, 5, 8}

B = {2, 4, 6, 8}

U B = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 8}

 

b) A interseção de dois conjuntos é o conjunto dos elementos que pertencem a um e a outro conjunto, ou seja, é o conjunto dos elementos que são ao mesmo tempo elementos de um conjunto A e de um conjunto B, e possui a seguinte descrição: A B.

Por exemplo:

A = {1, 3, 5, 8}

B = {2, 4, 6, 8}

A B = {8}

 

 

c) A diferença entre dois conjuntos é o conjunto formado pelos elementos que pertencem ao primeiro conjunto e não pertence ao segundo, ou seja, é conjunto que contém elementos de um conjunto A, mas não pertencem no conjunto B, e possui a seguinte descrição: A – B.

Por exemplo:

A = {1, 3, 5, 8}

B = {2, 4, 6, 8}

               A – B = {1, 3, 5}

               B – A = {2, 4, 6}

 

Observação importante:

Note queU B = U A e A B = B A, porém A – B B – A.

 

8) Atividade:

Dados os conjuntos:

A = {3, 4, 5, 6, 7, 8}

B = {3, 6, 9, 12} 

Determine:  

U 

 

A – B 

B – A.

 

9) Atividade:

Sendo A = {1, 2, 3, 4}, B = {1, 3, 4}, C= {1, 4} calcule:

U B =

 C = 

A – B =

B – C = 

(A B) ∩ C =

 

10) Diagrama de Venn:

Um diagrama de Venn é uma forma de representação de conjuntos, onde os elementos são descritos por áreas limitadas por curvas no plano. Se o elemento estiver no interior da curva, ele pertence ao conjunto, e se não pertencer está no exterior da área limitada.

 


Elementos do conjunto A e elementos do conjunto B.

É possível representar as operações dos conjuntos no diagrama de Venn da seguinte maneira:


De modo geral:

  

 Pesquisa Google:

1) O que é Conjunto Unitário?

2) O que é Conjunto Vazio?

3) O que é Conjunto Universo?

4) O que é Subconjunto?

5) O que é Complementar de um Conjunto?

 

"... anjos e homens eram como uma família. Eles eram criaturas de um mesmo Senhor."
(Rev. John Venn - Universidade de Cambridge - Reino Unido) 


 

Atividades:

1) Dados os conjuntos:

A = {3, 4, 5, 7, 8, 9}

B = {4, 6, 8, 10} 

a) Determine:

       A U B = ­­­­­___________________________ 

       A B = ___________________________ 

       A – B = _________________________ 

       B – A = _________________________

 

b) Represente o diagrama de Venn correspondente aos conjuntos A e B:

 

 

2) Num colégio de 100 alunos, 80 gostam de sorvete de chocolate, 70 gostam de sorvete de creme e 60 gostam dos dois sabores. Quantos não gostam de nenhum dos dois sabores?

 

3) Dados os conjuntos:

               A = {0, 2, 4, 6, 8}

               B = {0, 1, 3, 5, 7, 9}

               C = {0, 2, 3, 5, 7} 

a) Determine:

               A U B = ­­­­­___________________________

               A U C = ___________________________

               B U C = ___________________________

               A U B U C = _____________________________

              

A ∩ B = ___________________________

A ∩ C = ___________________________

B ∩ C = ___________________________

A ∩ B ∩ C = ___________________________

 

A – B = _________________________

            A – C = _________________________

            B – C = _________________________

            C – A = _________________________

            C – B = _________________________

 b) Represente o diagrama de Venn correspondente aos conjuntos A, B e C:

 

4) Observe o diagrama de Venn abaixo com os conjuntos A, B e C:

Determine:

a) A B

b) A C

c) B C

d) A − B

e) B − A

f) A − C

g) C − A

h) B − C

i) C – B


5) Foi feito um levantamento nas turmas de ano inicial do Novo Ensino Médio, quais das três áreas oferecidas pelo colégio eles poderiam optar para a conclusão do seu curso, podendo, nesse momento, optar por mais de uma área, ou não optar por nenhuma delas. O resultado do levantamento foi:

    33 alunos optaram pela área de Ciências Humanas;

    29 alunos optaram pela área de Matemática e Tecnologias;

    13 alunos optaram por Ciências Humanas e Matemática e Tecnologias;

    6 alunos optaram por Matemática e Tecnologias e Ciências da Natureza;

    14 alunos optaram por Ciências Humanas e Ciências da Natureza;

    e 6 alunos optaram pelas três áreas oferecidas.

Pergunta-se:

a) Quantos alunos não optaram por nenhuma dessas áreas oferecidas?

 

b) Quantos alunos optaram por Ciências Humanas e Matemática e Tecnologias e não optaram por Ciências da Natureza?

 

c) Quantos alunos optaram por pelo menos uma das áreas oferecidas?

 

d) Quantos alunos responderam ao levantamento?

 

6) (ENEM) Numa prova de matemática de duas questões, 35 alunos acertaram somente uma questão, 31 acertaram a primeira, 8 acertaram as duas e 40 erraram a segunda questão. Então, o número de alunos que fizeram essa prova foi:

(A) 43.

(B) 48.

(C) 52.

(D) 56.

(E) 60.

 

7) (ENEM) Uma pessoa ia gastar R$ 396,00 para comprar x caixas de um determinado produto. Ao receber o pedido de compra, a empresa fornecedora fez um desconto de R$ 8,00 no preço de cada caixa. Devido a isto, a pessoa conseguiu comprar duas caixas a mais, pagando os mesmos R$ 396,00. Quantas caixas do produto tal pessoa comprou?

(A) 8.

(B) 9.

(C) 10.

(D) 11.

(E) 12.


8)  John Venn foi um lógico e matemático inglês. Além de professor, Venn escreveu livros e desenvolveu alguns trabalhos, entre eles, a lógica matemática de George Boole, tornando-se conhecido por representar uniões e interseções entre conjuntos por meio de diagramas esquemáticos, os chamados diagramas de Venn. A partir do diagrama a seguir, elabore e escreva o enunciado de um problema relacionado a teoria de conjuntos.                                                                       


9) Uma população consome três marcas de sabão em pó: A, B e C. Feita uma pesquisa de mercado, colheram-se os seguintes resultados tabelados:

Determine:

a) O número de pessoas consultadas;

b) O número de pessoas que só consomem a marca A;

c) O número de pessoas que não consomem as marcas A ou C;

d) O número de pessoas que consomem ao menos duas marcas.


10) Uma das funções do sangue é transportar oxigênio e substâncias nutritivas para as células do corpo. Além disso, ele é responsável pela regulação da temperatura corporal, proteção contra infecção, recolhimento do gás carbônico e dos resíduos produzidos pelas células.

Os tipos ou grupos sanguíneos podem ser classificados em A, B, AB ou O, e a diferença entre eles é a presença da proteína antígeno: uma pessoa que possui apenas antígeno A tem tipo sanguíneo A; se for apenas o antígeno B, tipo sanguíneo B; se possuir os dois antígenos, tipo sanguíneo AB; no caso de não possui nenhum dos dois, tipo sanguíneo O

Veja no esquema a representação do sistema sanguíneo ABO.

a) De acordo com o esquema, em qual tipo sanguíneo há presença de antígenos A e B?

b) E em qual não há presença de nenhum dos dois antígenos?

c) Uma pessoa que possui o antígeno B pode ter o tipo sanguíneo AB ? Justifique sua resposta.


11) Num grupo de motoristas, há 28 que dirigem automóvel, 12 que dirigem motocicleta e 8 que dirigem automóveis e motocicleta. Quantos motoristas há n no grupo?

      (A) 16 motoristas

      (B) 32 motoristas

      (C) 48 motoristas

      (D) 36 motoristas


Conjuntos na Geometria

Você conhece algum objeto facilmente identificável com:

·  um ponto?

·  uma reta?

·  um plano?

·  uma semirreta?

·  um segmento?

·  um ângulo?

 

Que relações existem entre o ponto, a reta e o plano ?


Quando iniciamos o estudo de Geometria é necessário que saibamos alguns princípios importantes e essenciais para o aprendizado de Geometria Plana ou Geometria Espacial.

Ponto

Na Matemática ponto não tem uma definição, mas é representado por letras maiúsculas: A, B, C, D, ... , Z). Veja alguns exemplos:

        A, B e P representam pontos.



Reta

Para formarmos uma reta precisamos de no mínimo dois pontos. A reta é representada por letras minúsculas (a, b, .... , r, s, t, ....., z), e em suas extremidades temos setas, pois a reta é infinita para os dois sentidos. 


A reta é considerada um conjunto de infinitos pontos.

• Para fazermos a relação de ponto e reta usamos a relação de pertinência:

A  t        (“A pertence a t”).

F  t        (“F pertence a t”).

Além de usarmos as letras minúsculas na representação das retas, podemos utilizar os seus pontos na sua representação. Temos no exemplo acima uma reta a letra que a representa é t. Pertencem a reta t os pontos A e F, então podemos fazer uma outra representação para a reta t:

sempre em cima dos pontos deve ser colocado uma reta com duas setas, pois a reta pode ser prolongada nos dois sentidos.

Encontramos retas em algumas coisas do nosso cotidiano: como o encontro de duas paredes, lado de uma mesa, cabo de vassoura, são aproximações grosseiras de retas, mas que nos ajuda a visualizar melhor.




Plano

Para diferenciarmos a representação do plano com a representação da reta, a sua representação ficou com letras minúsculas, mas do alfabeto grego: α (alfa), β (beta), ...



Como a reta o plano também é infinito, conjunto de infinitos pontos e de infinitas retas.

Em um plano β estão contidas retas e tem pontos que pertencem a esse mesmo plano:

• Para fazermos uma relação entre ponto e reta utilizamos a relação de pertinência:

 r  ;

C s  ;

C  t  ;

D t  ;

E  s ;

B  r ;

H  s .



• Para fazermos uma relação entre ponto e plano utilizaremos a relação de pertinência:

C  β  ;

D β  ;

E β  ;

F β  ;

H β ;

A  β ;

B  β .


• Para fazer a relação entre reta e plano, utilizamos a relação de inclusão:

s  β ;

t β ;

r  β  .


 


Questionário de Reflexão – Ponto, Reta e Plano

1)      É possível definir ponto? O que se entende por ponto?

2)      Onde na natureza ou no nosso dia-a-dia encontramos noção de ponto?

3)      Geometricamente como se define e se representa um ponto?

4)      Onde se verifica no estudo de Geometria a presença do ponto?

5)      O que se entende por reta?

6)      Onde encontramos na natureza ou no nosso dia-a-dia a noção de reta?

7)      Geometricamente como se define e representa uma reta?

8)      A reta é infinita? Como se chamam partes de uma reta?

9)      Onde se verifica no estudo da Geometria a presença da reta?

10)   Quantas retas passam por um ponto?

11)   Quantas retas passam por dois pontos?

12)   O que se entende por plano?

13)   Onde na natureza ou no nosso dia-a-dia encontramos noção de plano?

14)   Geometricamente como se define e se representa um plano?

15)   Onde se verifica no estudo de Geometria a presença do plano?                                     

       

Atividades:

1) Construa o que se pede: 

a) Semirreta de origem A e que passa por B.                

 

b) Segmento de reta cujos extremos são X e Y.

 

c) Plano α, que contém as retas r e s e se cruzam no ponto A.

 

2) Observe a figura abaixo e complete as lacunas com  ,  ou ⊄:


                   A ___ r                A ___ s                A ___ α

                   B ___ r                B ___ s                B ___ α

                    D ___ r                D ___ s                D ___ α

                    E ___ r                E ___ s                E ___ α

 r ___ α                s ___ α


3) Efetue as operações abaixo, utilizando a figura do exercício anterior:

    a) r s =

    b) rs =

    c) r ∩ α =

    d) s ∩ α =

    e) α – r =

    f) α – s =

    g) rs =

    h) sr =





  

 

 

 

Aprofunde-se:




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