1. Equação Linear:
Dados os números reais a1, a2, ..., an , b , com n ≥ 1, a equação
a1 ∙ x1+ a2 ∙ x2 + ... + an ∙ xx = b,
onde x1, x2, ..., xn são variáveis ou incógnitas, é denominada equação linear nas variáveis x1, x2, ..., xn.
Os números reais a1,
a2, ..., an, são denominados coeficientes das
variáveis x1, x2, ..., xn,
respectivamente, e b é denominado de termo
independente da equação.
Exemplo 1: Determinar de cada equação linear: as variáveis ou incógnitas; coeficientes de cada variável e o termo independente.
a) x + y = 2
variáveis: x e y
coeficiente da variável x: 1
coeficiente da variável y: 1
termo independente: 2
b) x + y + z = 6
variáveis: x, y e z
coeficiente da variável x: 1
coeficiente da variável y: 1
coeficiente da variável z: 1
termo independente: 6
c) 2a – b + c = 1
variáveis: a, b e c
coeficiente da variável a: 2
coeficiente da variável b: –1
coeficiente da variável c: 1
termo independente: 1
d) 2a1 + 2a2 =
3
variáveis: a1 e a2
coeficiente da variável a1: 2
coeficiente da variável a2: 2
termo independente: 3
Uma solução da equação linear é
uma lista de valores para as variáveis ou de modo equivalente, um vetor u no conjunto dos números reais,
por exemplo:
x1 =
u1, x2 = u2, ..., xn = un, ou u
= (u1, u2, ..., un),
tal que a seguinte afirmação (obtida
quando substituímos ui por xi na
equação) é verdadeira:
a1u1 + a2u2 + ... + anux = b.
Exemplo 2: Considere a seguinte equação linear com três incógnitas x, y, z:
x + 2y – 3z = 6.
a) Verificar se (5, 2, 1) é uma solução da
equação.
Temos aí uma terna ordenada, e para ser solução da equação, cada valor apresentado, na ordem que aparece, deve ser substituído no valor das variáveis e verificar se a igualdade com o termo independente é verdadeira, do seguinte modo:
5 + 2 x 2 – 3 x 1 = 5 + 4 – 3 = 6.
Como o valor do cálculo é 6, igual ao termo independente, então a terna ordenada apresentada é solução da equação linear.
b)
Verificar se (1, 2, 3) é ou não solução.
Nessa terna ordenada, fazemos o mesmo procedimento anterior, substituindo os valores nas variáveis da equação:
1 + 2 x 2 – 3 x 3 = 1 + 4 – 9 = –4
Como o valor do cálculo é –4, diferente do termo independente, então a terna ordenada apresentada não é solução da equação linear.
c) Você
consegue exibir uma outra solução?
2. Sistemas de equações lineares
Um Sistema Linear sobre com m equações, com m >= 1, e n
com aij, bi números reais, i = 1, ..., m e j = 1, ..., n.
Exemplo: Considere o seguinte sistema de equações lineares:
Ele é um sistema 3 x 4 ("3 por 4") pois possui 3
equações e 4 incógnitas.
Uma solução
(ou solução particular) do sistema é uma lista de valores para as incógnitas
ou, de modo equivalente, um vetor u em
Iremos estudar, inicialmente, sistemas mais simples, o 2x2, com duas equações e duas incógnitas, considerando as suas soluções:
Portanto, um sistema linear é um conjunto de duas ou mais equações com duas ou mais incógnitas. A solução de um sistema 2x2 é o par ordenado (x, y) que satisfaz, ao mesmo tempo essas equações:
Considere o sistema:
O par ordenado (6, –2) é a solução do sistema, pois ao substituirmos x = 6 e y = –2 em ambas as equações, as sentenças tornam-se verdadeiras.
Vejamos:
x + y = 4, se x = 6 e y = –2, temos: 6 + (–2) = 4 (Verdadeiro)
x – y = 8, se x = 6 e y =-2, temos 6
– (–2) = 8 (Verdadeiro)
A forma de escrever a solução é: S={(6, –2)}, com chaves e parênteses.
O par ordenado (10, –2) não é a solução do sistema, pois ao substituirmos x = 10 e y = –6 em ambas as equações, as sentenças não se tornam verdadeiras.
Vejamos:
x + y = 4, se x = 10 e y = –6, temos: 10
+ (–6) = 4 (Verdadeiro)
x – y = 8, se x = 10 e y = –6, temos 10
– (–6) = 16 (Falso)
Para que tenhamos a solução do
sistema se faz necessário que os valores encontrados sirvam simultaneamente a
ambas as equações.
Exemplo 3: As
idades de José e Pedro somadas é 72 anos. Sabe-se também que a diferença de
suas idades é 12 anos. Forme as equações lineares indicadas no problema.
Na segunda situação diz sobre a diferença das idades, algebricamente expressamos:
x – y = 12
Temos aí um problema com duas equações e duas incógnitas, logo um problema com sistemas de equações 2x2.
Exemplo 4: Às
equações formadas damos o nome de sistema de equações lineares com duas
variáveis. Vejamos como resolver um sistema de equações com duas variáveis.
Utilizando método da substituição e método da adição.
Para encontrarmos solução num
sistema de equações lineares com duas incógnitas, por exemplo, na equação x + y = 1, os valores de x e de y devem ser relacionados com os mesmos valores da outra equação 2x – y = 5.
Para encontramos o par ordenado solução desse sistema é preciso utilizar dois métodos para a sua solução. Esses dois métodos são: Substituição e Adição.
O método da substituição consiste em escolher uma das duas equações, isolar uma das incógnitas e substituir na outra equação, veja como:
No sistema dado, enumeramos as equações.
(1) x + y = 1
(2) 2x – y = 5
Escolhemos a equação (1) e isolamos o x:
x + y = 1
x = 1 – y
Agora na equação (2) substituímos o valor de x = 1 – y.
2x – y = 5
2∙(1 – y) – y = 5
2 – 2 y – y = 5
2 – 3 y = 5
Resolvemos a equação formada
com a incógnita y:
–3 y = 5 – 2
–3 y = 3
y = –1
Descobrimos o valor de y, para agora descobrir o valor de x, bastando substituir y = –1 na equação em x = 1 – y:
x = 1 – (–1)
x = 1 + 1
x = 2
Portanto, a solução do sistema é o conjunto S = {(2, –1)}, formado pelo par ordenado (2, –1).
Já o método da adição consiste em adicionar as duas equações de tal forma que a soma de uma das incógnitas seja zero. Para que isso aconteça será preciso que multipliquemos algumas vezes as duas equações ou apenas uma equação por números inteiros para que a soma de uma das incógnitas seja zero.
Dado o sistema:
x + y = 1
2x – y = 5
Adicionamos as duas equações
x + y = 1
+
2x – y = 5
------------------
3x ± 0 = 6
e a soma de uma das incógnitas
de fato é zero, então é fácil resolver:
3x = 6
x = 2
Tendo o valor de uma das incógnitas, substitua em uma das equações e encontra o
valor da outra incógnita.
2 + y = 1
y = 1 – 2
y = –1
ou 2x2 – y = 5
4 – y = 5
–y = 5 – 4
–y = 1
y = –1
Pode-se resolver um sistema utilizando qualquer um dois métodos e o valor da solução será sempre o mesmo. Portanto, não é preciso resolver nos dois métodos sempre e sim o mais viável no momento da resolução.
Passo a passo do método da substituição:
Escolhemos
uma equação e isolamos uma das variáveis.
Substituímos
essa variável na segunda equação.
Achamos
o valor da variável que foi isolada
Substituímos o valor da variável em uma das equações e achamos o valor da outra variável.
Verificar
se nas equações do sistema, são os mesmos coeficientes das variáveis com sinais
opostos.
Somar
ambas as equações, eliminando uma das variáveis.
Achar
o valor de uma das variáveis.
Substituir
o valor de uma das variáveis em qualquer uma das equações e achar o valor da
outra variável.
1) Resolva os seguintes sistemas de equações abaixo:
Sistemas
resolvem Problemas
1) As idades de José e Pedro somadas é 72 anos. Sabe-se também que a diferença de suas idades é 12 anos. Quais as suas idades?
2) A soma das idades de Junior e Claudia é 46.
Se a idade de Junior é o dobro da idade de Claudia mais um, qual a idade de
cada um?
3)
Duas indústrias, A e B, produzem juntas 7.500 peças em um determinado mês.
Sabendo que a produção da indústria A é o triplo da indústria B, qual foi a
produção de cada indústria?
4) O
dobro da idade de meu pai mais o triplo da minha idade é igual a 125 anos. O
triplo da idade de meu mais o dobro da minha idade é igual a 150 anos. Descubra
as nossas idades.
5) Bruno
tinha em sua bolsa 27 notas, em um valor total de R$ 200,00 em notas de R$ 5,00
e de R$ 10,00. Quantas notas de cada valor ele tinha?
6) A idade de um pai é hoje o quádruplo da
idade de seu filho e a soma das idades é 50.
a) Qual a idade dos dois hoje?
b) Daqui a quanto tempo a idade do pai será
igual ao dobro da idade do filho?
7) Julio tem R$ 277,00 em 74 cédulas de R$
2,00 e R$ 5,00. Quantas cédulas de cada espécie ele tem?
8) Em uma carpintaria, 100 tábuas de
mesmo comprimento estão empilhadas. Dessas tábuas, algumas têm 1 cm de
espessura e outras, 3 cm. A pilha tem 280 cm de altura. Nessas condições,
quantas tábuas de cada espessura estão nessa pilha?
9) Na lanchonete de uma escola o preço do salgado é R$ 2,00 e o preço do sanduíche é R$ 3,00, que são os lanches vendidos. Em uma manhã foram vendidos 70 lanches. O valor arrecadado em todo o dia foi de R$ 180,00. Qual sistema a seguir representa o problema?
10) Em uma garagem, há automóveis e motocicletas, que somam 62 veículos e 190 rodas. Qual a quantidade de automóveis?
11)
Em uma garagem há carros e motos totalizando 30 veículos. O administrador da garagem
abaixou-se e contou 82 pneus. Com isso, o administrador concluiu que na garagem
há:
(A) 19 motos e 11 carros.
(B) 10 carros e 20 motos.
(C) 11 carros e 19 motos.
(D) 12 carros e 18 motos.
12)
Vera pagou R$ 18,00 por 7 salgados. Os salgados assados custam R$ 3,00; e os salgados
fritos, R$ 2,00. Quantos salgados assados ela comprou?
(A) 9.
(B) 7.
(C) 4.
(D) 3.
13)
Em uma cidade, um vendedor ambulante vende bonés e camisas com a logomarca do
time de futebol local. No último domingo, quem comprou um boné e uma camisa
pagou 38 reais. Nesse dia, o ambulante vendeu 45 camisas e 15 bonés,
arrecadando um total de 1.260 reais.
Quanto
custou cada camisa nesse domingo?
(A) R$ 21,00
(B) R$ 23,00
(C) R$ 28,00
(D) R$ 42,00
14)
A prova de Matemática de Isabela tem 11 questões, sendo 7 de múltipla escolha e
4 discursivas. Cada questão de múltipla escolha vale 2 pontos, e cada questão
discursiva vale 4 pontos. Qual é o valor total dessa prova?
(A) 22.
(B) 30.
(C) 36.
(D) 44.
15)
Teresa retirou R$ 140,00 no banco. Ela recebeu apenas notas de R$ 5,00 e R$
20,00, num total de 10 notas. Quantas
notas de R$ 20,00 Maria recebeu?
(A) 4.
(B) 5.
(C) 6.
(D) 7.
16)
Em um jogo de futebol de salão foram vendidos 800 ingressos, com uma
arrecadação total de R$ 26.000,00. O preço do ingresso antecipado era de R$
28,00 e, no dia do jogo, R$ 40,00. Quantos ingressos foram vendidos
antecipadamente?
(A) 300.
(B) 500.
(C) 650.
(D) 800.
17) Os
ingressos para um espetáculo teatral, de apresentação única, foram vendidos por
R$ 15,00, quando comprados antecipadamente, e por R$ 28,00, no dia do
espetáculo. Após a contabilização dos valores, verificou-se que o valor
arrecadado foi de R$ 9.998,00 e que foram vendidos um total de 540 ingressos. Quantos
ingressos foram vendidos no dia desse espetáculo?
(A) 1460
(B) 270
(C) 394
(D) 540
18) (ENEM-2015) Uma barraca de tiro ao alvo de um parque de
diversões dará um prêmio de R$ 20,00 ao participante, cada vez que ele acertar
o alvo. Por outro lado, cada vez que ele errar o alvo, deverá pagar R$ 10,00.
Não há cobrança inicial para participar do jogo. Um participante deu 80 tiros
e, ao final, recebeu R$ 100,00.
(A) 30
(B) 36
(C) 50
(D) 60
(E) 64
19) (ENEM-2017) Uma pessoa encheu o cartão de memória de sua câmera duas
vezes, somente com vídeos e fotos. Na primeira vez, conseguiu armazenar 10
minutos de Vídeo e 190 fotos. Já na segunda, foi possível realizar 15 minutos
de vídeo e tirar 150 fotos. Todos os vídeos possuem a mesma qualidade de imagem
entre si, assim como todas as fotos. Agora, essa pessoa deseja armazenar nesse
cartão de memória exclusivamente fotos, com a mesma qualidade das anteriores.
(Disponível em: www.techlider.com.br. Acesso em: 31
jul. 2012.)
(A) 200.
(B) 209.
(C) 270.
(D) 340.
(E) 475.
20) (ENEM-2018) Uma loja vende
automóveis em N parcelas iguais sem juros. No momento de contratar o
financiamento, caso o cliente queira aumentar o prazo, acrescentando mais 5
parcelas, o valor de cada uma das parcelas diminui R$ 200,00, ou se ele quiser
diminuir o prazo, com 4 parcelas a menos, o valor de cada uma das parcelas sobe
R$ 232,00. Considera ainda que nas três possibilidades de pagamento, o valor do
automóvel é o mesmo, todas são sem juros e não é dado desconto em nenhuma das
situações.
(A) 20
(B) 24
(C) 29
(D) 40
(E) 58
Aprofundamento:
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