sexta-feira, 7 de maio de 2021

Razão e Proporção

 Fração 

Quando dizemos que 3 em cada 5 alunos de uma sala de aula gostam de futebol, estamos expressando a ideia da relação entre o todo da turma e uma parte dela que gosta de futebol, essa ideia é chamada de fração. 


Fração é a representação matemática das partes de determinada quantidade que foi dividida em pedaços ou fragmentos iguais.

As frações são úteis em várias situações, principalmente para representar algo que não conseguimos apresentar através de números inteiros.

No exemplo da turma, se essa turma possui 30 alunos, dividimos a turma em 5 partes, e contamos 3 dessas partes para saber a quantidade de que alunos gostam de futebol, multiplicar por 3 o resultado da divisão anterior:

30 / 5 = 6

6 x 3 = 18


 

Para representar uma fração utilizamos a seguinte forma:

se 3 em cada 5 alunos gostam de futebol então temos 3/5 da turma que gostam de futebol.

 

Os termos de uma fração são:

Numerador: vem do latim numeratus e significa “contar”.

Denominador: sua origem é do latim denominatus e significa “dar nome”.

No nosso exemplo, o número 3 representa o numerador da fração e indica quantas partes foram tomadas. Já o número 5, representa o denominador da fração e indica em quantas partes o todo foi dividida.

O nome que a fração recebe no exemplo é quinto, pois é toda dividida por 5 e o numerador desse quinto é 3.

A nomeação de uma fração depende fortemente do denominador da fração.

Para ler a fração deve-se ler o número do numerador seguido do nome que identifica a equiparação da unidade, e que está indicado no denominador, nessa ordem.

Veja:

1/3 → um terço;

2/3 → dois terços;

5/3 → cinco terços;

1/8 → um oitavo;

3/8 → três oitavos;

7/8 → sete oitavos. 

Anote agora os nomes de algumas outras frações:

1/2 → um meio;

1/3 → um terço;

1/4 → um quarto;

1/5 → um quinto;

1/6 → um sexto;

1/7 → um sétimo;

1/8 → um oitavo;

1/9 → um nono;

1/10 → um décimo.

Para a fração 1/11 , fala-se “um onze avos”. Da mesma forma, são nomeadas frações cujo denominador é maior do que 11.

Por exemplo:

1/12 → um doze avos;

1/13 → um treze avos;

5/13 → cinco treze avos.

Curioso para saber sobre o significado da palavra avos? Pergunte ao seu professor. O importante é lembrar que, para denominadores maiores 11, acrescenta-se a expressão “avos” ao final da leitura da fração.

Contudo, para frações cujo denominador é uma potência de 10, usa-se outra formar de ler:

1/100 → um centésimo;

13/100 → treze centésimos;

33/1000 → trinta e três milésimos.

 


Atividade:

1) Observe a figura abaixo da quantidade de água em cada um dos três copos: 

a) Em cada um dos três copos idênticos a seguir, indique a fração da capacidade do copo que está com água.

b) Qual é a fração da capacidade do copo correspondente à toda a água que está nos três copos?

c) É possível armazenar a água dos três copos em um único copo sem que transborde? Explique

 


Fração equivalente 

Você recebeu um encarte com 10 retângulos coloridos de mesmo tamanho, cada um deles dividido em um determinado número de partes iguais. Seguindo o modelo feito para o primeiro retângulo, preencha a tabela a seguir. 

 

Observe a indicação que corresponde à metade do retângulo em cada uma das divisões: 

 

Ao resolver esta percebe-se que:

pois todas as frações representam a mesma quantidade: a medida da área da metade do retângulo em relação à área do retângulo do encarte, isto é, quando a unidade considerada é a área do retângulo do encarte. 

Observe ainda que as igualdades acima podem ser reescritas do seguinte modo: 

 

Na verdade, para qualquer subdivisão da fração 1/2 em p partes iguais, deve-se considerar p dessas novas partes para obter uma fração igual à anterior.

Algebricamente, isto significa que:

qualquer que seja p um número natural maior que zero.

De modo geral, para qualquer fração de numerador n e denominador d, temos que:

qualquer que seja o número natural p > 0.

Com isso, você aprendeu uma técnica para obter frações que representam a mesma quantidade que uma fração dada: basta multiplicar o numerador e o denominador da fração dada por um mesmo número natural p > 0. As frações são chamadas de frações equivalentes.

 


Atividade:

1) Determine uma fração que seja equivalente a 7/3 e que tenha denominador:

a) 6

b) 21

c) 123

d) 210

 

2) Preencha os □ com números de forma a tornar as igualdades verdadeiras:

 

3) Você tem um copo cilíndrico graduado com cinco marcas horizontais igualmente espaçadas. O copo tem suco de laranja até 3/4 de sua capacidade, como ilustra a imagem:

Seu colega tem um copo cilíndrico idêntico, mas graduado com 17 níveis horizontais igualmente espaçados:

Verifique se é possível completar um número inteiro de níveis do copo de seu colega de modo a ficar com a mesma quantidade de suco. Em caso afirmativo, explique sua resposta.

 

4) Dizemos que uma fração é irredutível se o máximo divisor comum entre o seu numerador e o seu denominador é igual a 1. Para cada fração indicada a seguir, determine uma fração igual, mas que seja irreduvel.

a) 2/4 

b) 6/9  

c) 4/2  

d) 5/35  

e) 50/100

 


5) Uma fração é dita unitária se o seu numerador é igual a 1. 

a) Quais das frações a seguir são iguais a alguma fração unitária? Justifique sua resposta.

4/20      21/7      4/30      6/18.

 b) Uma fração com numerador maior do que o denominador pode ser igual a uma fração unitária? Justifique sua resposta! 

c) Existe uma fração de denominador ímpar que seja igual à fração unitária 1/2 ? Justifique sua resposta!

 

6) Que fração irredutível representa a figura abaixo? 



Razão

Quando dizemos que a razão do número de vitórias pelo número de derrotas de um determinado time de basquete é de 2 : 3 (leia 2 para 3), estamos dizendo (por definição) que, se montarmos uma fração cujo numerador é igual ao número de vitórias e o denominador igual ao número de derrotas, então esta fração será equivalente à fração 2/3.

 


Como uma possibilidade, suponha que o número de vitórias seja igual a 18 e o de derrotas igual a 27. Então, se construirmos a fração cujo numerador é igual ao número de vitórias e o denominador é igual ao número de derrotas, teremos:

Por outro lado, observe que se um segundo time tiver a mesma razão entre os números de vitórias e derrotas, isso não necessariamente significa que os dois times possuam a mesma quantidade de vitórias. De fato, se este segundo time possua 36 vitórias e 54 derrotas, teremos: 


Os exemplos acima chamam atenção para o que talvez seja o fato principal sobre razões: uma razão é uma medida relativa, e não absoluta.

 

Em nosso cotidiano, é fácil depararmo-nos com medidas que refletem o conceito de razão. Um dos exemplos mais comuns á a velocidade. Quando dizemos que um carro está andando a uma velocidade constante de 40 km/h, isso significa que ele percorrerá 40 km em uma hora, 80 km em duas horas ou 20 km em meia hora, se mantiver essa velocidade sem parar.

 


Por outro lado, você deve ter percebido que, mesmo que em um certo momento um carro esteja a uma velocidade de 40 km/h, ele poderá demorar até mais de uma hora para percorrer trajetos mais curtos do que 40 km quando estiver trafegando na cidade. Isso ocorre nesse caso porque a velocidade de 40 km/h não será constante.

De outra forma, o carro poderá passar algum tempo parado nos semáforos, ou mesmo ficar ”preso” em um engarrafamento. Todas essas situações diminuem a velocidade média do automóvel, que é definida como a distância total percorrida dividida pelo tempo total gasto para percorrê-la. Portanto, a velocidade média nada mais do que uma razão, ou seja, uma medida relativa, e não absoluta.


Exemplo: A distância entre Rio de Janeiro e São Paulo é aproximadamente 450 km. Um motorista leva 5 horas da partida até o destino. Com a velocidade média é possível calcular, quantos quilômetros ele andou depois de 3 horas de viagem.

A velocidade média é o quanto ele andou em 1 hora, logo é a razão entre a distância e o tempo total do percurso:

450 / 5 = 90 km/h. 

Utilizando essa velocidade média depois de 3 horas de viagem ele andou:

3 x 90 = 270 km.


 


Atividades: 

1) Um grupo de 20 pessoas ganhou um prêmio de R$ 1.000.000,00 de uma loteria. Quanto dinheiro coube a cada pessoa?

Se fossem 40 pessoas, quanto ganharia cada pessoa, com esse mesmo valor de prêmio?

 

2) A cada 10 alunos num colégio, 1 deles não gostam de lasanha. Se tivermos 500 alunos no total, qual número de alunos que não gostam de lasanha?

 

3) A cada 10.000 parafusos produzidos em uma indústria metalúrgica, 1 contém algum defeito. Em um lote de 1.000.000 parafusos, quantos devem ser defeituosos?

 

4) Uma turma de alunos foram a uma pizzaria, cada prato pequeno de pizza custa R$ 5,00. Se eles no total juntaram R$ 50,00. Quantos pratos pequenos de pizza será possível comprar?

 

5) Quando Davi decidiu viajar, um dólar americano estava cotado a R$ 4,00 para compra, no câmbio livre. Nessa data, quantos dólares Davi conseguiria comprar com R$ 2.000,00?

 

6) Um avião consumiu 2.700 litros de combustível em um voo de 9 horas. Qual foi o consumo médio de combustível nesse voo, em L/h?

 

7) Dirigindo em uma estrada, um motorista percorreu 130 km em 2 horas. Será que ele violou o limite de velocidade da estrada, que era de 80 km/h?

 

8) Usando um telefone celular com tecnologia 3G, José enviou um arquivo de 20 Mb em 10 segundos. Já quando usou um telefone 4G, José conseguiu mandar o mesmo arquivo em apenas 2 segundos.

a) Qual foi a taxa de upload de cada modelo de telefone?

b) Qual é a razão entre as taxas de upload dos modelos 4G e 3G?

 

9) Um supermercado vende a embalagem de 5 kg de um sabão em pó por R$ 25,00. Já a embalagem de 3 kg custa R$ 18,00. Qual é a embalagem mais econômica?

 

10) Uma lâmpada fluorescente compacta de 12 W é capaz de produzir um fluxo luminoso de 720 lúmens, ou 720 lm. Já uma lâmpada LED de 8 W produz um fluxo luminoso de 640 lm.

a) Determine a eficiência luminosa, em lm/W, de cada lâmpada.

b) Indique qual lâmpada é mais econômica, ou seja, qual tem a maior eficiência luminosa.

 

11) Com uma pilha da marca Ultracell, que custa R$ 6,00, um brinquedo funciona por 72 horas. Já uma pilha da marca Supercell mantém o mesmo brinquedo em funcionamento por 80 horas e custa R$ 8,00. Qual pilha devo comprar?

 

12) Um caminhão pode levar 300 sacos de cimento ou 7290 tijolos. Se o veículo já foi carregado com 100 sacos de cimento, quantos tijolos ainda poderemos colocar? 


13) Uma máquina A é capaz de fabricar 1.200 peças de computador em três horas. Uma máquina B faz o mesmo trabalho em quatro horas. Se as duas trabalharem juntas, em quanto tempo as peças estarão prontas? 

 

Proporção 

Já vimos que uma razão é uma medida relativa entre duas grandezas. Por exemplo, se em uma sala de aula há 11 meninos e 12 meninas, a razão entre meninos e meninas é 11/12; por outro lado, se em uma outra sala existirem 22 meninos e 24 meninas, a razão entre meninos e meninas nesta segunda sala será 11/12, pois simplificando a fração 22/24 obtemos 11/12.

Com este exemplo, é possível perceber que duas ou mais frações podem representar um mesmo número. Neste caso específico, temos:

Por exemplo, 2/3 e 4/6 formam uma proporção, pois:

Dessa forma, dizemos que 2 está para 3 assim como 4 está para 6.

 

De modo geral, dizemos que a quádrupla (a, b, c, d) é diretamente proporcional quando a/b = c/d.

 

Um caso particular ocorre quando dois elementos centrais de uma quádrupla proporcional são iguais. Neste caso, dizemos tratar-se de uma proporção contínua.

Por exemplo, (4, 6, 6, 9) é uma proporção contínua, uma vez que:

 

Um método prático para decidir se duas razões são proporcionais é utilizar a multiplicação de extremos e meios

Essa regra decorre do fato que a igualdade:

equivale  a:

sendo essa última igualdade obtida multiplicando os extremos a, d e os meios b, c.

Por exemplo, temos 2/3 = 4/6, uma vez que 2 x 6 = 4 x 3.

Em palavras, diz-se usualmente que, “em uma proporção, o produto dos meios deve ser igual os produtos dos extremos”.

 

Exemplo 1:  Destaque, nos itens a seguir, as razões que são proporcionais a 3/4:

a) 6/8.

b) 8/10.

c) 15/20.

d) 9/16. 

Para verificarmos quais razões são proporcionais, faremos a multiplicação dos extremos e meios: 

a) 3 x 8 = 24

    4 x 6 = 24

Logo, a 3/4 e 6/8 são proporcionais e 6/8 = 3/4.

 

b) 8 x 4 = 32

    10 x 3 = 30

Logo, ¾ e 8/10 não são proporcionais, e 8/10 3/4.

 

c) 15 x 4 = 60

    20 x 3 = 60

Logo, ¾ e 15/20 são proporcionais, e 15/20 = 3/4.

 

d) 9 x 4 = 36

   16  x 3 = 48

Logo, ¾ e 9/16 não são proporcionais e 9/16 ≠ 3/4.

 

Exemplo 2: Verifique se as quádruplas a seguir são proporcionais: 

a) (5, 6, 7, 8).

b) (2, 5, 10, 25).

 

a) Uma vez que 5 x 8 = 40 e 6 x 7 = 42, temos uma quádrupla não proporcional. 

b) Como 2 x 25 = 50 e 5 x 10 = 50, então a quádrupla é proporcional. 

 

Exemplo 3: Em uma empresa, 500 funcionários são capazes de produzir 18.000 peças por semana. Se o gerente desta empresa decidir abrir uma filial com 75 funcionários, mantendo o mesmo nível de produtividade, quantas peças a mais serão produzidas? 

Solução:

Denotemos por x a quantidade de peças extras que serão produzidas pela filial. Como a produtividade será mantida, concluímos que as razões entre os números de funcionários e os totais produzidos pela matriz e pela filial são proporcionais.

Dessa forma, (500; 18000; 75; x) serão uma quádrupla proporcional, a partir da qual encontramos a seguinte equação:

500/18.000 = 75/x 

Multiplicando extremos e meio, obtemos:

500x = 75 x 18.000

5x = 75 x 180

x = 2.700

 

Atividades:

1) Calcule o valor de x nas proporções:



2) Qual é a razão entre o número 6 e o número 2, nessa ordem?


3) Qual a razão do número 1 para o número 4?


4) As razões 81/27 e 9/3 são iguais?


5) Podemos dizer que são proporcionais as razões 1/13 e 3/39?


6) O preço de 2 peças de uma blusa é R$ 68,00. Qual o preço de 5 dessa mesma peça?


7) Trabalhei 6 dias numa obra, e recebi R$ 108,00. Quanto vou receber se trabalhar 30 dias?


8) Pedro tem 6 carrinhos e Miguel tem 12 carrinhos. Qual a proporção entre a quantidade de carrinhos de Miguel e a quantidade de carrinhos de Pedro? Se Pedro ganhar mais três carrinhos, qual passará a ser a proporção entre tais quantidades?

 

 

Problemas:

1) Em uma padaria, 10 litros de uma mistura de café com leite, em quantidades iguais, é vendida no café da manhã. Para obter um teor de 4/5 de café e 1/5 de leite, quantos litros de cada um desses dois líquidos deve-se acrescentar aos 10 litros da mistura?

 

2) Duas velas homogêneas e de comprimentos iguais são acesas simultaneamente. A primeira tem um tempo de queima de 4 horas e a segunda de 6 horas. Após certo tempo, ambas foram apagadas ao mesmo tempo. Observou-se que o resto de uma tinha o dobro do resto da outra. Por quanto tempo ficaram acesas?

 

3) Uma empresa de impressões digitais tem uma copiadora A que imprime 500 páginas em oito minutos. O dono da empresa decide comprar outra maquina copiadora B mais moderna e observa que as duas máquinas trabalhando juntas imprimem 500 páginas em dois minutos. Em quanto tempo a máquina B imprime 500 páginas?

 

4) Se um pacote de biscoito contem 10 biscoitos e pesa 95 gramas, e se 15 gramas de biscoito correspondem a 90 calorias, quantas calorias tem cada biscoito?

 

5) A distância entre as cidades mineiras de Belo Horizonte e Montes Claros, em um mapa representado em escala 1 : 7000000, e de 6,5 cm. Qual a distância real entre essas duas cidades?

 

6) Uma composição ferroviária usada para o transporte de mercadorias faz o percurso entre duas cidades, distantes 72 km uma da outra, em um intervalo de tempo de 2 h. A locomotiva, que mede 20 m de comprimento, puxa um comboio formado por N vagões de 15 m de comprimento cada um. Sabe-se que no meio do caminho entre as duas cidades existe uma ponte de 490 m de comprimento e que a composição leva 1 min para atravessá-la completamente. Nesse sentido, qual o número N de vagões que formam a composição?

 

7) Um automóvel pode andar, sem abastecimento e mantendo consumo constante, durante 360 minutos. Tendo saído com um furo no tanque de combustível, que escoa combustível numa vazão constante, ele andou apenas 144 minutos. Qual a fração da quantidade de combustível que escoaria caso ficasse 15 minutos parado?

 

8) Uma pessoa com 80 kg de massa corporal iniciou um tratamento medico para redução dessa massa e, no 15º dia do tratamento, já havia reduzido 3 kg. Supondo que a redução diária de massa seja sempre a mesma, qual o número de dias necessários, a partir do início do tratamento, para que essa pessoa atinja 65 kg?

 

9) Gabriela e Jonas moram na mesma casa e estudam na mesma escola. Jonas vai de casa a escola em 30 minutos e Gabriela em 40 minutos. Se Gabriela saiu de casa 5 minutos mais cedo, quantos minutos Jonas levara para alcança-la, considerando que as velocidades de ambos são constantes?

 

10) A tabela abaixo mostra a relação entre o tempo de funcionamento de um equipamento e a sua produção:

a) A razão da primeira grandeza é igual a da segunda grandeza?

b) Podemos dizer que são grandezas proporcionais?

c) Qual será a quantidade de cadernos produzidos, se o funcionamento for de 15 horas?

 

11) A tabela abaixo mostra a relação entre o tempo de uma viagem e a velocidade de um carro de passeio usado na viagem.

a) A razão da primeira grandeza é igual a da segunda grandeza?

b) Podemos dizer que são grandezas proporcionais?

c) Qual será o tempo de viagem se a velocidade média for de 120 km/h?

 

12) Quando dizemos que um carro percorreu 240 km em 3 horas, podemos também dizer que sua velocidade média foi de 80 km/h. 

a) Quantos quilômetros percorre um carro com velocidade média de 90 km/h em 3h30min? 

b) Quanto tempo gasta um carro para percorrer 340 km com velocidade média de 85 km/h? 

c) O trem japonês MLV (veículo levitado magneticamente) chega a desenvolver 582 km/h. Em quanto tempo, aproximadamente, o trem japonês MLV faria o trecho de 97 km entre São Paulo e Campinas?

 

13) Observe a tabela:

x

110

120

130

140

y

55

60

65

70

Ela representa duas grandezas, x e y, diretamente proporcionais. Isso ocorre porque os valores de x aumentam juntamente com os valores correspondentes de y, de tal forma que, quando calculamos y / x, temos um valor constante que é 1/2. Qual das tabelas abaixo relaciona grandezas diretamente proporcionais? 

(A)

a

2

3

4

5

b

3

4,5

6

7,5

 (B)

x

0,5

1

1,5

2

y

1

1,5

2

2,5

Duas grandezas x e y são diretamente proporcionais se existir uma constante k ≠ 0, tal que  y / x = k para cada par de valores correspondentes x e y. Por sua vez, x e y são inversamente proporcionais se existir uma constante k ≠ 0, tal que xy = k para cada par de valores correspondentes de x e y.

 

14) Sabendo que  verifique se as razões  formam uma proporção.

 

15) Determine os valores de x e y sabendo que os números x, 6 e 27 são diretamente proporcionais aos números 2, y e 18, nessa ordem.

 

16) Para dividir o número 33 em partes diretamente proporcionais a 2, 5 e 4, teremos que calcular:

x + y + z = 33


Daí, temos x = 2k, y = 5k e z = 4k, substituindo na primeira equação, obtemos 2k + 5k + 4k = 33 e k = 3.

Portanto, x = 6, y = 15 e z = 12. 

Dois pintores executaram um serviço e cobraram um total de R$ 1.600,00. O serviço deveria ter sido dividido igualmente, porém um deles trabalhou 6 horas e outro trabalhou 10 horas. Após o término do trabalho, cada um recebeu um valor proporcional ao número de horas trabalhadas. Quanto recebeu cada pintor?

 

17) As tabelas a seguir representam grandezas diretamente proporcionais: 

x

10

25

60

y

6

27

36

 

x

6

7

8

y

0,6

0,9

 a) Qual é a constante de proporcionalidade em cada tabela?

b) Complete as tabelas.

 

18) Em um livro de receitas, a cozinheira verificou que, no preparo de uma lasanha com molho branco, havia a seguinte indicação: para cada 250 g de massa, utilizar 150 g de creme de leite. Calcular quantos gramas de creme de leite deverão ser usados no preparo de 400 g de massa. E se ela dispuser de uma embalagem de creme de leite de 330 g, quantos gramas de massa deverá usar? 

Utilizando a regra de três, pois as grandezas são diretamente proporcionais, temos que a quantidade x de creme de leite empregado no preparo de 400 g de massa é dada por:

 

E a quantidade y de massa usada para 330 g de creme de leite é:

Logo, para 400 g de massa, deverão ser empregados 240 g de creme de leite, e para 330 g de creme de leite, 550 g de massa.

 

19) Numa bula de remédio em gotas, lê-se que “a dosagem recomenda é de 3 gotas por 2 kg de massa da criança”. Se uma criança tem 14 kg, qual é a dosagem recomendada?

 

20) Em uma classe com 42 alunos, de cada 7, 4 são do sexo feminino. Qual é o número de alunos do sexo masculino?

 

21) A quantia de R$ 1.280,00 deverá ser dividida entre 3 pessoas. Quanto receberá cada uma, se:

a) a divisão for feita em partes diretamente proporcionais a 8, 5 e 7?

b) a divisão for feita em partes inversamente proporcionais a 5, 2 e 10?

 

22)  Um prêmio de R$ 600.000,00 vai ser dividido entre os acertadores de um bingo. Observe a tabela e responda:

 Número de acertadores

Prêmio

3

R$ 200.000,00

4

R$ 150.000,00

 a) Qual a razão entre o número de acertadores do prêmio de R$200.000,00 para o prêmio de R$150.000,00?

 b) Qual a razão entre os prêmios da tabela acima, considerando 3 acertadores e 4 acertadores?

 c) O número de acertadores e os prêmios são grandezas diretamente ou inversamente proporcionais?


23) Os números x, y e 32 são diretamente proporcionais aos números 40, 72, 128. Determine os números x e y.

 

24) Sabendo que a, b, c e 120 são diretamente proporcionais aos números 180, 120, 200 e 480, determine os números a, b e c.

 

25) José, Carlos e Paulo devem transportar em suas bicicletas uma certa quantidade de laranjas. Decidiram dividir o trajeto a ser percorrido em duas partes, sendo que ao final da primeira parte eles redistribuiriam a quantidade de laranjas que cada um carregava dependendo do cansaço de cada um. Na primeira parte do trajeto, José, Carlos e Paulo dividiram as laranjas na proporção 6 : 5 : 4, respectivamente. Na segunda parte do trajeto, José, Carlos e Paulo dividiram as laranjas na proporção 4 : 4 : 2, respectivamente.

Sabendo-se que um deles levou 50 laranjas a mais no segundo trajeto, qual a quantidade de laranjas que José, Carlos e Paulo, nessa ordem, transportaram na segunda parte do trajeto?

(A) 600, 550, 350

(B) 300, 300, 150

(C) 300, 250, 200

(D) 200, 200, 100

(E) 100, 100, 50

 

26) Responda as perguntas:

a) Um carro percorre 20 m/s. Quantos metros ele percorre em uma hora? E depois de andar 1 km?

b) Qual é mais rápido: 100m em 10 s ou 50 km em 1 h? Por quê?

 




Aprofunde-se:



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