terça-feira, 21 de julho de 2020

Distância entre dois pontos - Geometria Analítica


O objetivo da Geometria Analítica é dar um tratamento algébrico às representações geométricas, para isso usa-se como ferramenta, o que chamamos de Plano Cartesiano, que é o conjunto de duas retas, uma horizontal e outra vertical, orientadas a partir de uma origem.

Vejamos, a princípio, o que é uma reta orientada, e suas características.

Uma reta é chamada de orientada quando cada ponto corresponde a um número real e vice-versa, tendo como origem de sua orientação um ponto que iremos definir como o correspondente ao 0 (zero).

Para representação de uma reta orientada ou eixo, vamos escolher:

a) Um ponto O na reta como origem, associado ao 0;

b) O lado direito à origem é o sentido positivo, onde crescem os números, e o lado esquerdo à origem é o sentido negativo.

Na figura dada, o ponto A corresponde ao número 1 e o ponto B corresponde ao .

O número associado a cada ponto é denominado abscissa desse ponto.

A abscissa do ponto O é 0.

A abscissa do ponto C é –3 .

A abscissa do ponto D é –1/2.


O que é distância entre dois pontos?

Tomamos como unidade de medida, entre os pontos de uma reta, a distância de um número inteiro ao seu consecutivo. Dizemos, por exemplo, que a distância entre 0 e 1 é 1, entre 3 e 2 é 1.

Observe, na reta acima, a distância entre os pontos O e C é 3 unidades, e a distância entre os pontos A e C é 4 unidades.

De modo geral, a distância entre dois pontos quaisquer na reta A e B, de abscissas a e b, respectivamente, é dada por: d(A, B) = |ba|, o módulo da diferença entre as abscissas de A e B.


Exemplo: Sabendo que na reta real os pontos A, B e C têm abscissas –4, –1 e 3, respectivamente, podemos calcular as distâncias d(A, B), d(B,C) e d(A,C) entre os pontos.

Fazendo o módulo da diferença entre as abscissas dos pontos, temos:

d(A,B) = |–4 –(–1)| = |–3| = 3

d(B,C) = |–1 – 3| = |–4| = 4

d(A,C) = |–4 – 3| = |–7| = 7

Notemos que a distância será sempre um número real não-negativo e que representa o comprimento do segmento, que neste caso, serão AB, BC e AC.


Outro exemplo: Sabendo que o comprimento de um segmento MN é 4, e que na reta a abscissa de M é 3, podemos calcular a abscissa de N.

Fazendo o módulo da diferença entre as abscissas, e considerando a abscissa de N uma incógnita n, temos:

MN = |3 – n| = 4.

Resolvendo a equação modular:

3 – n = 4

n = 3 – 4

n = –1

 

ou

 

3 – n = –4

n = 3 + 4

n = 7

Então, neste caso, há duas possibilidades para a abscissa de N, –1 e 7.

   

Notemos que N1 e N2 têm a mesma distância ao ponto M, ou seja, simétricos em relação a M.


Ponto no Plano Cartesiano

O Plano Cartesiano é constituído por duas retas orientadas, uma horizontal e outra vertical, que são chamadas de eixos, Ox e Oy, respectivamente; perpendiculares entre si e com mesma origem O.

O eixo x ou Ox é o eixo das abscissas.

 O eixo y ou Oy é o eixo das ordenadas.

 O ponto O, interseção entre os eixos x e y, é a origem do sistema cartesiano.

Note que os eixos dividem o plano em quatro regiões denominadas quadrantes, cuja identificação é feita no sentido anti-horário.


Sistemas de Coordenadas Cartesianas

Quando num plano cartesiano, podemos localizar pontos, tanto nos quadrantes como nos eixos, e fazer correspondências entre o plano e esses pontos, temos ai um sistema de coordenadas cartesiana.

Para determinarmos as coordenadas de um ponto P no plano, traçamos linhas perpendiculares aos eixos x e y.

         

Neste caso, a é a abscissa do ponto P; b é a ordenada do ponto P; a e b constituem as coordenadas do ponto P.

As coordenadas do ponto P são representadas através do par ordenado P(a, b).


Par Ordenado

Todo par ordenado (a, b) de números reais fica associado a um único ponto P no plano, e todo ponto P do plano fica determinado quando são dadas a abscissa a e a ordenada b.

O ponto A tem abscissa 2 e ordenada 3, então ele está associado ao par ordenado (2, 3).

Do mesmo modo, o ponto B está associado ao par ordenado (–1, 2) e o ponto C está associado ao par ordenado (1, –1).


Quadrantes

Em relação aos quadrantes, podemos notar que, o ponto P que se encontra no:

a) 1o quadrante, tem abscissa e ordenada positivas;

b) 2o quadrante, tem abscissa negativa e ordenada positiva;

c) 3o quadrante, tem abscissa e ordenada negativas;

d) 4o quadrante, tem abscissa positiva e ordenada negativa.

Como o ponto A(2, 3) tem abscissa e ordenada positivas, então ele está no 1o quadrante. Bem como, um ponto D(2,3) está localizado no 3o quadrante, pois tem abscissa e ordenada negativas.


Pontos nos eixos

Se um ponto P estiver localizado no eixo x, a sua ordenada é 0. Assim como, se um ponto P estiver localizado no eixo y, sua abscissa é 0.      

Na figura, o ponto A tem abscissa 2 e está sobre o eixo x, então ele está associado ao par ordenado (2, 0).

O ponto B tem ordenada 3 e está sobre o eixo y, então ele está associado ao par ordenado (0, 3).

E o ponto C está associado ao par ordenado (0, –1).


Distância entre dois pontos no Plano

Observe a figura:

     

As coordenadas do ponto A são abscissa 2 e ordenada 3, ou seja, A(2, 3).

Temos também D(2, 0) e E(0, 3).

Para determinar a distância entre os pontos A(2, 3) e D(2, 0), basta fazer o módulo da diferença das suas ordenadas, já que têm a mesma abscissa; assim d(A, D) = |3 – 0| = 3.

Também ocorre com a distância entre os pontos A(2, 3) e E(0, 3), fazemos a diferença entre os módulos das suas abscissas, já que têm a mesma ordenada, assim d(A, E) = |2 – 0| = 2.

 

De modo geral, se dois pontos P(a, b) e Q(a, c) têm a mesma abscissa e ordenadas diferentes, então a distância entre os pontos será o módulo da diferenças das suas ordenadas, e temos: d(P, Q) = |bc|.

Agora,  se dois pontos P(a, b) e Q(c, b) têm a mesma ordenada e abscissas diferentes, então a distância entre os pontos será o módulo da diferenças das suas abscissas, e temos: d(P, Q) = |ac|.

 

Exemplos: Calculando a distância entre os pontos A(3, 4) e B(9, 4).

Observe que, os pontos têm a mesma ordenada 4, então a distância entre eles será o módulo da diferença de suas abscissas e teremos:

d(A, B) = |9 – 3| = 6.

 

Agora, calculando a distância entre os pontos C(–2, –3) e D(–2, 4).

Observe que, os pontos têm a mesma abscissa –2, então a distância entre eles será o módulo da diferença de suas ordenadas e teremos:

d(C, D) = |– 3 – 4| = |–7| = 7.


Notando a mesma figura:

 

Se quisermos calcular a distância entre D(2, 0) e E(0, 3) que têm, entre si, abscissas e ordenadas diferentes, igualmente como se quisermos d(A, B), d(A, C) ou d(B, C); deveremos utilizar o Teorema de Pitágoras, que diz: “Num triângulo retângulo, a soma do quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos catetos.”

           

Na figura, vemos que a distância d(D, E) é o comprimento do segmento DE, que é a hipotenusa do triângulo retângulo ADE.


Utilizando o teorema de Pitágoras no triângulo retângulo formado no plano:


Temos que, os segmentos AD = 3 e AE = 2 são os catetos do triângulo retângulo ADE, e queremos saber o comprimento hipotenusa DE = x.

Aplicando o teorema de Pitágoras, temos: x2 = 32 + 22.

Resolvendo a equação: x2 = 9 + 4 = 13

                                           x =  

 Então, d(D,E) =   3,6.


De modo geral, a distância entre dois pontos P(x1, y1) e Q(x2, y2), formando um triângulo retângulo no plano e obtendo o comprimento dos catetos através da diferença das abscissas (x2x1) e a diferenças das ordenadas (y2y1), é dado por:

           

           

 

Exemplo: Calcule a distância entre B(–1, 2) e C(1, –1):

a) obtendo o comprimento dos catetos, com a diferença das abscissas (–1 – 1) e a diferença das ordenadas (–1 – 2)

b) d(B,C) = 


Atividades:

1) Dada a reta real da figura, calcule:

    

a) d(A, B) =

b) d(A, C) =

c) d(B, C) =

d) d(C, A) =

 

2) Sabendo que a distância entre os pontos A e B é 6, calcule a abscissa m do ponto B da figura abaixo:

             

 

3) Sabendo que a distância entre os pontos M(3) e N(a) é igual a 7, calcule o valor de a.

 

4) A distância entre dois pontos A e B, localizados sobre o eixo das abscissas, é 10. Sabendo que a abscissa A é –7, calcule a abscissa de B.

 

5) Localize, no plano cartesiano, os pontos: A(0, 3), B(–2, 1), C(0, –2) e D(3, 1).

a) Verifique se os pontos estão alinhados.


b) Trançando as retas AB e CD, verifica-se que elas são paralelas ou concorrentes?


c) Calcule d(A, C) e d(B, D).

 

6) Calcule o valor de k para que o ponto P(–5, 2k – 8) pertença ao eixo horizontal do sistema cartesiano ortogonal.

 

7) Determine x para que o ponto M(2x + 4, 5) pertença:

a) ao 2º quadrante;

b) ao 3º quadrante;

 

8) Sejam os pontos: A(5, –3), B(0, 9), C(5, 7) e D(–2, 7). Calcule:

a) d(A, B) =

b) d(B, C) =

c) d(B, D) =

d) d(C, D) =

 

9) Na figura abaixo, calcule o perímetro do triângulo:

  

 

10) Calcule o perímetro de um triângulo de vértices A(–1, 0); B(2, –3) e C(2, 3).

 

11) Calcule o perímetro do quadrilátero ABCD de vértices:

A(–1, 0); B(0, –2); C(3, 0) e D(0, 4).

 

12) A distância do ponto P(a, 1) ao ponto A(0, 3) é igual a 5. Calcule o número a.

 

13) Determine o ponto E, pertencente ao eixo Oy, que dista igualmente dos pontos A(2, 3) e B(6, 5)

 

14) Sabe-se que P(a, 2) é equidistante dos pontos A(3, 1) e B(2, 4). Calcule a abscissa a do ponto P.

 

15) Em um exercício militar , um submarino parado em um ponto O do mar totalmente submerso tem a missão de navegar até o ponto B.

Para no ser localizado, o comandante desligou os equipamento de emissão e recepção de sinais e se preparou para a navegação manual.

Para isso estabeleceu um sistema cartesiano de origem O adotando quilometro como a unidade nos eixos, eixo Oy no sentido norte, e o eixo Ox no sentido leste.
 Em seguida navegou verticalmente 2,4 km em linha reta no sentido norte e, depois 1 km em linha reta no sentido oeste estacionando exatamente no ponto B.

a) Determine as coordenadas do ponto B em relação ao sistema cartesiano adotado pelo comandante?


b) Que distância percorreu o submarino no trajeto descrito?


c) Que distância teria percorrido o submarino se fosse em linha reta de O até B?

 

16) Ao mapa de uma região plana foi associado um sistema cartesiano de coordenadas, cuja unidade adotada em cada eixo é o quilômetro. O ponto E(–6, 4) representa uma empresa de entregas, que localiza  com seus motoboys via GPS, cujo alcance é de 23km.

a) A empresa conseguirá localizar o motoboy, quando ele estiver no ponto P(6, –12)? Por que?

b) A empresa conseguirá se comunicar com o motoboy quando ele estiver no ponto M(14,16)? Por que?

 

17) Devido ao aumento do fluxo de passageiros, uma empresa de transporte coletivo urbano está fazendo estudos para a implantação de um novo ponto de parada em uma determinada rota. A figura mostra o percurso, indicado pelas setas, realizado por um ônibus nessa rota e a localização de dois de seus atuais pontos de parada, representados por P e Q.  

Os estudos indicam que o novo ponto T deverá ser instalado, nesse percurso, entre as paradas já existentes P e Q, de modo que as distâncias percorridas pelo ônibus entre os pontos P e T e entre os pontos T e Q sejam iguais.

De acordo com os dados, as coordenadas do novo ponto de parada são:

      (A) (290, 20)

      (B) (410, 0)

      (C) (410, 20)

      (D) (440, 0)

      (E) (440, 20)


18) Uma ferrovia será construída para ligar a cidade A à cidade B, que está 40 km a leste e 40 km ao sul de A.  Mas existe um lago na planície onde estão A e B, que impede a construção em linha reta. Para contornar o lago, a estrada de ferro deverá ser feita em dois trechos, passando pela cidade C, que está 35 km a leste e 28 km ao sul de A. Qual será o comprimento do trecho CB?



Aprofunde-se:






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