Algumas roupas são apropriadas para determinadas ocasiões. No laser e no trabalho, por exemplo, os trajes são diferentes.
Podemos imaginar a mesma situação em
Matemática. As equações da reta variam de acordo com as circunstâncias, embora
a reta continue sendo a mesma.
Seja dada uma equação linear em duas variáveis y = ax + b, em que a e b são constantes reais. A representação dessa equação no plano Cartesiano é dada por uma reta.
Sabe-se também que se
conhecermos a inclinação a de uma
reta e o ponto (0, b) no qual ela
intercepta o eixo y, podemos escrever
sua equação na forma y = ax + b.
Por exemplo, a equação da reta que passa por (0, 1) e tem inclinação 2 é y = 2x + 1.
De modo geral, chamamos a
equação y = ax + b de Equação Reduzida da Reta.
Equação da reta a partir da inclinação e de um ponto
Suponha que conheçamos um ponto (x1, y1) pelo qual passa uma reta. Suponha, também, que (x, y) seja um ponto qualquer dessa mesma reta, com x ≠ x1. Nesse caso, a inclinação da reta é definida como:
.
Multiplicando, agora, os dois lados por (x − x1), obtemos:
a∙(x
− x1) = y − y1.
Note que essa equação é satisfeita por todos
os pontos (x, y) da reta, incluindo o
ponto (x1, y1).
Assim, podemos dizer que essa é uma forma alternativa de se apresentar a
equação da reta. De fato, essa forma é bastante adequada quando conhecemos a
inclinação e um ponto pelo qual a reta passa.
E de modo geral, a equação da
reta da qual se conhece a inclinação a e um ponto A(x1, y1)
é:
y − y1 = a∙(x − x1).
Exemplo:
Obter
a equação da reta s, que passa pelo ponto A(−2, 3) e tem inclinação −4.
Substituindo em y − y1 = a∙(x
− x1) =, os dados temos:
y – 3 = −4∙(x
–(−2))
y – 3 = −4∙(x
+ 2)
y – 3 = −4x – 8
y = −4x –
8 + 3
y = −4x – 5
Equação da reta que passa por dois pontos conhecidos
Existe apenas uma reta que passa por dois pontos distintos (x1, y1) e (x2, y2) do plano coordenado. Para determinar a equação dessa reta devemos, em primeiro lugar, calcular sua inclinação através da fórmula
.
Em seguida, escrevemos a
equação usando um dos pontos dados, como descrito no quadro acima. O exemplo a
seguir ilustra essa estratégia de obtenção da equação.
Exemplo: Determinar a equação da reta r que passa pelos pontos (x1,
y1) = (2, 1) e (x2,
y2) = (3, −1):
Calculamos, primeiramente, sua inclinação:
Usando, agora, o ponto (2, 1), escrevemos:
y − 1 = −2∙(x
− 2).
E fazemos:
y − 1 = −2x − 2⋅ (−2)
y = −2x + 4 + 1
y = −2x + 5.
Observe que o mesmo resultado seria obtido se usássemos o
ponto (x2,y2) = (3, −1) para escrever a equação, em
lugar de (x1,y1) = (2,1). Nesse caso, teríamos:
y − (−1) = −2∙(x − 3)
y + 1 = −2∙(x
−
3).
Apesar de essa equação parecer diferente da que foi obtida acima, um pouco de álgebra nos
mostra que o resultado é o mesmo:
y + 1 = −2x − 2 ⋅ (−3)
y = −2x + 6 − 1
y = −2x + 5.
Retas horizontais e retas verticais
Em uma reta horizontal, todos os pontos têm a mesma coordenada y, ou seja, tomando dois pontos distintos, digamos (x1, y1) e (x2, y2), temos y1 = y2. Sendo assim, a inclinação da reta é:
Logo, a equação da reta pode
ser escrita simplesmente como y = y1.
Por outro lado, em uma reta vertical, todos os pontos têm a mesma coordenada x. Nesse caso, enfrentaríamos um sério problema se quiséssemos calcular a, pois, como x1 = x2, teríamos:
Como a divisão por zero não
está definida, não é possível escrever a equação de uma reta vertical na forma y = ax + b.
De fato, a equação desse tipo
de reta é simplesmente x = x1.
Assim, de modo geral:
a) A equação da reta
horizontal que passa pelo ponto é y = y1.
b) A equação da reta vertical
que passa pelo ponto é x = x1.
Exemplo: A Figura mostra a reta horizontal e a reta vertical que
passam pelo ponto (2, 1).
Nesse caso:
- a equação da reta horizontal é y = 1,
- enquanto a reta vertical é descrita pela equação x = 2.
Construindo
o gráfico das retas
Construir o gráfico das retas r e s de equações abaixo apresentadas:
r: y = 2x – 8
s: y = –3x + 6
Basta marcar na reta o coeficiente linear apresentado na equação, onde o gráfico corta o eixo y e calcular y = 0, onde o gráfico corta o eixo x. Finalmente, unir os dois pontos com uma reta passando entre eles.
Na reta r temos –8 que corta o eixo y e fazendo 2x – 8 = 0, temos x = 4, onde o gráfico corta o eixo x.
Na reta s temos 6 que corta o eixo y e fazendo –3x + 6 = 0, temos x = 2, onde o gráfico corta o eixo x.
Exemplos:
1) Verificar se o ponto (2, –4)
pertence a reta r e se pertence a
reta s.
Basta substituir um dos valores das coordenadas na equação da reta e verificar se encontra a outra coordenada correspondente do ponto.
Em r: y = 2x – 8 substitui a abscissa 2 na equação:
y = 2 ∙ 2 – 8 = 4 – 8 = –4.
Como de fato foi encontrada a ordenada –4 correspondente ao ponto dado, logo esse ponto pertence à reta r.
Agora, em s: y = –3x + 6 substitui a abscissa 2 na equação:
y = –3 ∙ 2 + 6 = –6 + 6 = 0.
Como foi encontrado um valor diferente da ordenada –4 correspondente ao ponto dado, logo esse ponto não pertence à reta s.
Ou, de outra maneira, substituir os valores das coordenadas na equação e verificar se a igualdade é verdadeira:
a) Na equação da reta r:
–4 = 2 ∙ 2 – 8
–4 = 4 – 8
–4 = –4 (V)
A igualdade é verdadeira, logo o ponto pertence à reta r.
b) Na equação da reta s:
–4 = –3 ∙ 2 + 6
–4 = –6 + 6
–4 = 0 (F)
A igualdade é falsa, logo o ponto não pertence à reta s.
2) Verificar se o ponto (1, 3) pertence à reta r e se pertence à reta s.
Do mesmo modo que o anterior, com as coordenadas do ponto dado.
Em r: y = 2x – 8 substitui a abscissa 1 na equação:
y = 2 ∙ 1 – 8 = 2 – 8 = –6.
Como foi encontrado um valor diferente da ordenada 3 correspondente ao ponto dado, logo esse ponto não pertence à reta r.
Agora, em s: y = –3x + 6 substitui a abscissa 5 na equação:
y = –3 ∙ 1 + 6 = –3 + 6 = 3.
Como de fato foi encontrada a ordenada 3 correspondente ao ponto dado, logo esse ponto pertence à reta s.
Ou, de outra maneira, substituir os valores das coordenadas na equação e verificar se a igualdade é verdadeira:
a) Na equação da reta r:
3 = 2 ∙ 1 – 8
3= 2 – 8
3 = –6 (F)
A igualdade é falsa, logo o ponto não pertence à reta r.
b) Na equação da reta s:
3 = –3 ∙ 1+ 6
3 = –3 + 6
3 = 3 (V)
A igualdade é verdadeira, logo o ponto pertence à reta s.
Obviamente, que se observarmos no gráfico podemos confirmar que esses pontos pertencem ou não à cada reta:
3) Existe algum ponto que pertença às duas retas?
Observando o gráfico, obviamente, verifica-se que apenas um ponto pertence às duas retas, é exatamente onde as retas se cruzam.
Nesse caso, não é nitidamente possível saber que ponto exato essas retas se cruzam.
Para saber que ponto se cruzam, é necessário fazer algebricamente igualando as suas ordenadas inicialmente:
r: y = 2x – 8
s: y = –3x + 6
2x – 8 = –3x + 6
Feito isso, resolvemos a equação gerada e descobriremos a abscissa desse ponto de cruzamento das duas retas:
2x – 8 = –3x + 6
2x + 3x = 6 + 8
5x = 14
x = 14 / 5
x = 2,8
Obviamente, observa-se no gráfico, que os valores das coordenadas do ponto de cruzamento não são números inteiros.
A abscissa do ponto é 2,8. Para saber o valor da ordenada, basta substituir o valor na equação de qualquer uma das retas.
a) Em r: y = 2x – 8
y = 2 ∙ 2,8 – 8
y = 5,6 – 8
y = –2,4
b) Em s: y = –3x + 6
y = –3 ∙ 2,8 + 6
y = –8,4 + 6
y = –2,4
De fato, o ponto de encontro terão os mesmos valores de abscissas e de ordenadas.
Portanto, nesse caso, o ponto de encontro das duas retas é (2,8; –2,4).
Logo, esse é o único ponto que pertencem às duas retas.
Atividades:
1) Escreva
as equações das retas definidas pelas inclinações e interceptos abaixo.
a) Intercepto-y:
4; inclinação: −3.
b)
Intercepto-y: −3; inclinação: 3.
c) Intercepto-y:
2; inclinação: 1.
d)
Intercepto-y: 0; inclinação: −1.
e) Intercepto-y:
−1; inclinação: 0.
2) Determine as equações das
retas que satisfazem as condições indicadas. Em seguida, trace seus gráficos.
a) Passa por (2, −1) e tem
inclinação 3.
b) Passa por (1, 5) e tem
inclinação −3.
c) Passa por (−4, 8) e tem
inclinação −2.
d) Passa por (0, 0) e tem
inclinação 1.
e) Passa por (–1,
2) e tem inclinação 0.
3) Encontre
as equações das retas que satisfazem as condições indicadas.
a)
Passa por (−1, −3) e intercepta o eixo-y
na ordenada 1. b) Passa por (1, 2) e por (2, 1).
c)
Passa por (4, −2) e por (−3, −2).
d)
Intercepta o eixo-y na ordenada 3 e o
eixo-x na abscissa −2.
e)
Intercepta o eixo-y na ordenada 2 e o
eixo-x na abscissa 1.
f)
Passa por (−2, −6) e intercepta o eixo-x
na abscissa 10.
g) Passa
por (−2, 1) e (−2, 5).
h)
Passa por (4, 3) e (2, 5).
i)
Reta vertical que passa por (3, −1).
j)
Reta horizontal que passa por (6, −4).
4)
Calcule a área do triângulo cujos lados estão contidos nos eixos coordenados e
na reta y = −2x + 4.
5) Existe
algum ponto em comum entre as retas r:
y = 2x + 5 e s: 5x + 2 ?
6) Existe algum ponto em comum entre as retas r: y
= 2x – 5 e s: 2x + 3 ?
7)
Quais dos pontos abaixo pertencem à reta de equação y = 5x – 2 ?
(A) (1, –3)
(B) (1, 3)
(C) (–1, –7)
(D) (2, 2)
8) Observe
a representação de uma função afim no plano cartesiano abaixo.
Qual é a
representação algébrica (equação da reta) dessa função?
(A) y = 4x + 2
(B)
y = 2x + 4
(C) y = –2x + 4
(D)
y = –4x+2
9) O
gráfico, abaixo, representa uma função y
= f(x) de variáveis reais.
Qual é a lei de formação (equação da reta) dessa função?
(A) y= –x/2 + 1
(B) y = x/2 – 2
(C) y = –2x + 1
(D)
y = 2x – 1
10) Ao
sair para uma viagem, Paulo encheu o tanque de combustível de seu carro e,
durante essa viagem, o volume de combustível variou segundo o gráfico abaixo.
A expressão que fornece o volume de combustível do carro de Paulo, em função da distância percorrida é
11) Qual
dos gráficos abaixo representa a função y = – 0,5x + 4?
12) (ENEM-2011) Um bairro de
uma cidade foi planejado em uma região plana, com ruas paralelas e
perpendiculares, delimitando quadras de mesmo tamanho. No plano de coordenadas
cartesianas seguinte, esse bairro localiza-se no segundo quadrante, e as
distâncias nos eixos são dadas em quilômetros.
A reta de equação y = x + 4 representa o planejamento do
percurso da linha do metrô subterrâneo que atravessará o bairro e outras
regiões da cidade. No ponto P = (–5, 5), localiza-se um hospital
público. A comunidade solicitou ao comitê de planejamento que fosse prevista
uma estação do metrô de modo que sua distância ao hospital, medida em linha
reta, não fosse maior que 5 km.
Atendendo ao pedido da
comunidade, o comitê argumentou corretamente que isso seria automaticamente
satisfeito, pois já estava prevista a construção de uma estação no ponto.
(A) (–5, 0)
(B) (–3, 1)
(C) (–2, 1)
(D) (0, 4)
(E) (2, 6)
Equação Geral da Reta
A equação da reta pode se apresentar de diferentes formas. Uma das formas, que é bastante usual é Equação Geral da Reta, se apresentando da seguinte forma:
Ax + By + C = 0.
Sendo x e y as variáveis:
A é o coeficiente da variável x;
B é o coeficiente da variável y e
C é um coeficiente
independente.
Como apresentar a equação
reduzida da reta y = 2x – 8 na forma
geral?
Nesse caso, basta colocar o y no membro onde está o coeficiente x. Assim temos: 2x – y – 8 = 0 como a equação geral da reta.
Exemplo: Representar na forma reduzida da seguinte equação geral da
reta: 4x + 2y + 8 = 0.
Coloquemos no membro do 0 o termo com variável x e o termo independente,
assim:
2y = –4x – 8
Dividindo por 2 todos os termos temos:
y = –2x – 4
Logo, y = –2x – 4 é a forma reduzida da equação geral da reta: 4x + 2y + 8 = 0.
Atividades:
1) Determine inclinação da reta e o coeficiente linear das equações das retas abaixo:
a) 3x + 4y – 6 = 0
b) 5x – 2y + 3 = 0
c) 2x + 3y – 12 = 0
d) 4x + y – 4 = 0
e) 5x + 7 = 0
f) 6y – 5 = 0
2) Ache a equação geral da
reta que tem 2 como inclinação e 4 como coeficiente linear.
3) Verifique se o ponto A(2,
2) pertence à reta de equação 2x + 3y – 10 = 0.
4) Obtenha as coordenadas
cartesianas do ponto comum às retas r:
2x + 3y – 12 = 0 e s: 3x
+ 2y – 18 = 0.
5) A reta t contem os pontos (4, 2) e (7, 3):
a) Determine a equação geral
da reta t;
b) Determine k para que o ponto (16, k) pertença à reta t;
c) Verifique se o ponto (1997,
666) está escrito acima ou abaixo de t.
6) Na figura a seguir estão representados, em um sistema cartesiano de coordenadas, um quadrado cinza de área 4 unidades, um quadrado hachurado de área 9 unidades e a reta r que passa por um vértice de cada quadrado.
Nessas
condições, a equação da reta r é:
(A) x – 2y = –4
(B) 4x
– 9y = 0
(C) 2x +
3y = –1
(D) x + y = 3
(E) 2x
– y = 3
a) Suponha que x seja a quantidade (em kg) de ração A e
que y seja a quantidade de ração B
que o fazendeiro pode produzir com o milho disponível. Escreva uma equação que
relacione x, y e a quantidade de milho de que o fazendeiro dispõe.
b) Represente
essa equação como uma reta no plano Cartesiano, considerando que x e y
estão entre 0 e 40.
c) Se o
fazendeiro decidir produzir 16 kg de ração A, quanto ele poderá produzir da
ração B?
d) Se o fazendeiro
decidir usar o milho apenas na ração A, quantos quilogramas poderá produzir?
Revisão:
1) A distância entre dois pontos, C e
D, de abscissas 3 e k,
respectivamente, é 10. Calcule os possíveis valores de k.
2) Determine a distância entre
os pontos (2, –1) e (–1, 3).
3) Calcule o perímetro, em
centímetros, do triângulo de vértices A (3, 0), B (3, –7) e C (27, 0).
4) Dados os pontos A (–1,
–1),
B (5, –7)
e C (x, 2), determine x sabendo que o
ponto C é equidistante dos pontos A e B.
5) O mapa de uma região plana
de uma cidade foi associado um sistema cartesiano ortogonal cuja unidade
adotada nos eixos é o centímetro. Nesse sistema, cada um dos pontos, A (–2, –6)
e B (13, 2) representa a localização de cada escultura. Se a escala é dada 1 :
10.000, quantos quilômetros o turista caminhou de uma escultura a outra?
6) No plano cartesiano, o
triângulo de vértices A(1, –2) B(m, 4) e C(0, 6) é retângulo em A. Qual o valor de m?
7) Uma ferrovia será
construída para ligar a cidade A à cidade B, que está 40 km a leste e 40 km ao
sul de A. Mas existe um lago na planície
onde estão A e B, que impede a construção em linha reta. Para contornar o lago,
a estrada de ferro deverá ser feita em dois trechos, passando pela cidade C,
que está 35 km a leste e 28 km ao sul de A. Qual será o comprimento do trecho
CB?
8) Calcule a área do
quadrilátero ABCD, sendo A(–2, 0); B(0, –3); C(3, 0) e D(0, 4).
9) Qual a área do triângulo
cujos lados estão contidos nos eixos coordenados e na reta de equação y = −x + 6.
10) Dados os pontos A(–1,
2) e B(3,
–1):
a) Marque os pontos no plano Cartesiano,
considerando as abscissas no intervalo [−3,5] e as ordenadas em [−2, 3].
b) Determine a equação da reta
que passa pelos pontos. Trace essa reta no gráfico.
c) Determine a ordenada do
ponto dessa reta no qual a abscissa vale 1.
d) Determine a abscissa do
ponto da reta que tem ordenada 0.
11) A reta da equação 2x + 3y – 5
= 0 intercepta o eixo y no ponto:
(A) (0, 5)
(B) (5/3, 0)
(C) (0, 5/3)
(D) (0, –5/3)
(E) (0, 5/2)
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